Dinheiro
Empresa chinesa pode abrir fábrica de carros no Espírito Santo
A GWM Brasil se reuniu com o Governo e discutiram a possibilidade de abrir a fábrica no Espírito Santo

A GWM Brasil estuda abrir uma fábrica no Espírito Santo. Foto: Divulgação (A GWM Brasil )
A GWM Brasil está avaliando a possibilidade de ampliar sua presença no Espírito Santo com a instalação de uma fábrica no estado. A proposta foi discutida durante uma reunião entre representantes da montadora e o governo capixaba.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O encontro contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e do secretário de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal. Pela GWM, participaram Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México; Diego Fernandes, COO da empresa; Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais; e Way Chien, diretor Financeiro.
Na pauta, estavam temas como mobilidade elétrica, atração de novos investimentos e estratégias de produção e exportação. Um dos destaques foi o papel estratégico do Espírito Santo, que já abriga a operação logística de entrada dos veículos GWM importados da China, via Porto de Vitória, em parceria com a trading Comexport.
Segundo Andy Zhang, o estado tem potencial para assumir um protagonismo ainda maior nas operações da marca no Brasil. “O Espírito Santo já é um parceiro estratégico em nossa logística atual e pode ganhar ainda mais relevância à medida que avançamos em direção à produção local e à exportação”, afirmou o presidente da GWM Brasil & México.
Durante a reunião, o governador Renato Casagrande destacou o interesse do estado em atrair novos investimentos industriais. “Ficamos muito interessados no planejamento da empresa em realizar outros investimentos para agregar valor às atividades no Espírito Santo. Montamos um grupo de trabalho para analisar os possíveis novos projetos da empresa no estado”, afirmou Casagrande.
A infraestrutura logística capixaba, considerada um dos pontos fortes da região, foi apontada como diferencial competitivo para a atração da montadora. A localização estratégica e os incentivos fiscais também pesam a favor da instalação de uma nova fábrica.
Atualmente, a GWM se prepara para iniciar a produção nacional em Iracemápolis (SP), cuja unidade entrará em operação nas próximas semanas. Ainda assim, os executivos reforçaram o interesse em expandir parcerias e analisar novos polos de produção.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que o Espírito Santo reúne condições ideais para receber novos empreendimentos do setor automotivo. “Temos um estado organizado, com segurança jurídica, capacidade de investimento e incentivos atrativos. Vamos trabalhar para que a empresa amplie suas operações em terras capixabas, gerando mais empregos e renda para nossa gente”, afirmou.
