fbpx

Dia a dia

Zanin é aprovado pelo Senado e será novo ministro do STF

O advogado teve 58 votos favoráveis e 18 contrários e agora irá assumir o cargo que era de Ricardo Lewandowski

Publicado

em

Cristiano Zanin foi indicado para ministro do STF pelo presidente Lula. Foto: Pedro França/Agência Senado

O advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal, será ministro do STF. Após a sabatina realizada ao longo desta quarta-feira (21), em que foi aprovado pela CCJ, Zanin seguiu para o plenário do Senado e obteve 58 votos favoráveis. Ele precisava, de ao menos, 41 para a aprovação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Após quase 8 horas de sessão com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Zanin foi questionado sobre diversos temas pelos membros da comissão, enquanto a votação estava em andamento. O advogado obteve 21 votos favoráveis e seguiu para a sabatina no Senado.

> Zanin responde a questionamentos de Moro em sabatina. Veja os destaques

Entretanto, os senadores não fizeram a sabatina programada, realizando apenas a votação. Dos 76 votos, Zanin recebeu apenas 18 contrários, sendo aprovado para ser o novo ministro do STF.

Ao longo da sabatina no CCJ, Zanin falou a respeito de igualdade salarial, liberação de drogas, regulamentação da imprensa, casamento homoafetivo, legalização do aborto e sobre julgamentos que estão em trâmite no STF, como marco legal das terras indígenas.