fbpx

Dia a dia

Ufes suspende aulas após manifestação por melhorias no Restaurante Universitário

Gratuidade do Restaurante Universitário e funcionamento durante os finais de semana e férias são alguns dos pedidos dos alunos

Publicado

em

Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Goiabeiras, Vitória. Foto: Chico Guedes

Foto: Chico Guedes

As aulas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão suspensas nos campi de Goiabeiras e Maruípe nesta quarta-feira (31). A suspensão acontece após dois dias de manifestação organizada por estudantes, que reivindicam melhorias na alimentação e no Restaurante Universitário (RU). 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Administração Central da Ufes, não foi possível viabilizar o funcionamento do RU por conta do bloqueio dos acessos ao campus de Goiabeiras, promovido pelo movimento estudantil, e, dessa forma, não houve condições para realizar os preparativos das refeições que começam sempre no dia anterior. 

A universidade também informou que designou uma comissão para continuar o diálogo com representantes dos estudantes que participam das manifestações, a fim de construir soluções para a retomada das atividades.  

A ideia é liberar o acesso ao campus e essa reabertura possibilitará, de acordo com a Ufes, o funcionamento do Restaurante Universitário a partir de quinta-feira (1º), quando também serão retomadas as atividades acadêmicas.

O que pedem os estudantes

Os alunos se reúnem desde segunda-feira (29) em protesto solicitando melhorias nas condições de alimentação e do acesso ao Restaurante Universitário. São os seguintes pedidos:

– Gratuidade do RU; 

– Oferta de café da manhã, almoço e jantar em todos os campi; 

– Aumento da faixa de renda necessária para os auxílios; 

– Qualidade e diversificação de comida; 

– Debate amplo sobre a questão orçamentária do RU; 

– Concurso público para trabalhadores do RU; 

– RU nos finais de semana e férias; 

– Abertura do RUzinho; 

– Retirada das grades; 

– Inclusão do suco e sobremesa do cardápio; 

– Instalação de ventiladores ou ar-condicionado no RU; 

– Garantia de que os estudantes não serão criminalizados por processos administrativos ou de qualquer natureza.

Em resposta, a Reitoria informou que já se comprometeu a estudar o aumento da faixa de isenção para ingresso gratuito no RU e a promover a composição de uma comissão para debater as diversas ações possíveis que revertam em melhorias para os restaurantes universitários.

Além disso, também informou a promoção de diálogo entre estudantes, Sindicato dos Trabalhadores da Ufes e servidoras do Restaurante Universitário.