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Serviços administrativos devem continuar sendo feitos de casa, recomenda governo

Orientação é que toda a atividade administrativa do setor de serviços, indústria e comércio seja feita em home office para contribuir para o isolamento social. Entidades falam sobre principais dificuldades

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Home office. Foto: Pixabay

Recomendação do governo é manter trabalho administrativo em home office. Foto: Pixabay

Com a abertura do comércio de forma alternada a partir desta semana, muitas outras atividades produtivas tendem a também retomar a normalidade. Para contribuir para a manutenção do  isolamento social que contribui para o controle da disseminação do coronavírus, o governo do estado e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) fizeram protocolos com recomendação para toda a atividade administrativa do setor de serviços, indústria e comércio precisa ser feito em home office.

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“Só se deve sair de casa para o que seja realmente necessário. Toda atividade administrativa deve ser home office. Para advogados e contadores e outros esse não é o momento para atendimento presencial”, disse Nesio Fernandes, secretário da Saúde.

Já Casagrande reforçou a existência dos protocolos que orientam que toda atividade administrativa do setor de serviços e indústria e também das prefeituras de todo o estado devem ser feitas em teletrabalho. “Quem puder contribuir com o isolamento social, contribua”, frisou.

Alguns setores que reúnem muitas atividades administrativas, como contadores e administradores têm mantido funcionários trabalhando em casa, apesar de muitos terem encontrado algumas dificuldades na questão tecnológica.  O presidente do CRA (Conselho Regional de Administração), Maurílio José Inês, afirmou que por enquanto a recomendação da entidade é o trabalho dos administradores continue sem feito de casa. “Não há necessidade em aumentar o fluxo das pessoas na rua se podemos trabalhador de casa.É uma questão de saúde pública e precisamos ter essa consciência. Acreditamos que a retomada será gradual também”, afirmou.

Segundo o presidente do CRA, a adaptação ao novo modelo de trabalho foi a maior dificuldade nesses últimos meses. “As atividades presenciais como atendimento e reuniões tiveram que ocorrer à distância, e nem todos tinham uma tecnologia adequada para isso. A mudança aconteceu de uma hora para outra e foi bem desafiador”, relatou.

Já no caso dos contabilistas, a orientação também é priorizar o home office, na medida do possível. “Para os que não conseguem manter home office por segurança da rede e internet, a recomendação é que as empresas tomem todas de medidas de segurança com equipamentos de proteção e tomando o cuidado com o transporte do funcionário”, disse a presidente do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), Carla Tasso.

No caso das atividades do próprio CRC, os funcionários foram orientados a trabalhar em casa e para quem não tinha condições foram concedidas férias e feriados. Segundo Carla, os funcionários com filhos serão mantidos em casa, na ausência das aulas e alguns setores voltam a trabalhar após o dia 15, com a devida proteção com uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social e também sem atendimento ao público externo.