Dia a dia
Saiba como será o resgate na ciclovia da Terceira Ponte
Plano de emergência foi elaborado por uma comissão dos Bombeiros
Os ciclistas que vão utilizar a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, vão contar com um plano de resgate caso sofram algum tipo de acidente no local. A obra deve ser entregue até o fim do mês, de acordo com previsão do Governo do estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O documento foi elaborado por uma comissão interna do Corpo de Bombeiros. A ciclovia terá plano de emergência, que vai contar com câmeras e botão do pânico ao longo da sua extensão.
O procedimento padrão definido determina que, em caso de acionamento, as equipes se dirijam à Terceira Ponte de viatura, parando o mais próximo possível do local do acidente sempre na faixa da direita.
Os militares também vão providenciar o isolamento de segurança no entorno da viatura e descer pelo guarda-corpo até a Ciclovia da Vida utilizando uma escada.
Após os primeiros socorros, a vítima que não tiver condições de se deslocar deverá ser imobilizada em maca ou prancha e içada até a ponte, utilizando a técnica da escada deslizante.
O equipamento já é utilizado pelos bombeiros em ocorrências de resgate. Já as vítimas com condições de deslocamento deverão ser guiadas pela escada.
A bicicleta da vítima deve ser retirada da ciclovia pela equipe do Corpo de Bombeiros e deixada aos cuidados da equipe da Rodosol, que é a concessionária que administra a Terceira Ponte.
Treinamento
As equipes do 1° Batalhão Bombeiro Militar e da 4ª Companhia Independente Bombeiro Militar já realizaram treinamento simulado para atendimentos na Ciclovia da Vida.
O treinamento consistiu no atendimento por parte dos bombeiros de situações envolvendo traumatismos oriundos de um possível acidente na ciclovia. As equipes utilizaram técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar e Salvamento Terrestre, além de simularem o desvio do trânsito durante o atendimento para evitar congestionamentos na rodovia durante a atuação. Toda essa ação resultará em um Procedimento Operacional Padrão – POP que será repassado às equipes responsáveis pelo atendimento na região.
Fechamento
A Ciclovia Vida terá seu funcionamento restrito durante a noite e madrugada para atividades de limpeza e manutenção. Ao contrário das expectativas de alguns ciclistas, a ciclovia não estará aberta 24 horas por dia.
O horário de bloqueio noturno ainda não foi estabelecido, mas será planejado visando garantir a segurança e qualidade do espaço para os usuários. Durante esse período, equipes realizarão as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.
A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo para ciclistas, não sendo permitidas caminhadas ou a passagem de veículos elétricos, como motos e scooters. No entanto, patinetes elétricos e bicicletas elétricas com propulsão humana poderão ser utilizados.
O acesso à ciclovia será gratuito, mas os usuários deverão apresentar o Cartão GV, utilizado pelos passageiros do Transcol, para validar o acesso. Não haverá cobrança de tarifa, mas o cartão será uma forma de controlar o acesso e garantir maior segurança e controle de tráfego na ciclovia.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui