fbpx

Dia a dia

‘É a ciclovia mais linda do país’, avalia ciclista após “test drive” na Terceira Ponte

A previsão é de que a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, seja entregue para a população até o fim do mês

Publicado

em

Ciclistas fizeram um test drive na Ciclovia da Vida. Foto: Divulgação

Um grupo de 20 ciclistas fizeram, nesta quarta-feira (5), a travessia da Terceira Ponte utilizando a Ciclovia da Vida, prevista para ser inaugurada oficialmente até o fim deste mês. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O “test drive” foi promovido pela Federação de Ciclismo do Espírito Santo e acompanhado pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno. 

Os ciclistas escolhidos representam grupos de pedal no estado que possuem entre 30 e 100 participantes cada um deles. 

Veja o vídeo:

O presidente da Federação, Marcos Paulo Silva Duarte, informou que durante a visita técnica foi possível observar que não existe muita dificuldade para atravessar a Terceira Ponte e, mesmo os ciclistas sem preparo físico podem utilizar sem grandes dificuldades. 

“A ciclovia não tem dificuldade. É bem tranquilo. Tínhamos um sentimento de que poderia tremer, mas em cima da bicicleta a gente não sente nada. Inclusive a sensação é melhor que na via, onde os carros passam. Não chegamos a medir o tempo, mas creio que dá para atravessar entre 10 e 20 minutos”, revelou. 

Após a travessia, os ciclistas aprovaram a ciclovia. Segundo o presidente da entidade, as sinalizações poderão ser vistoriadas pelos usuários podendo ser alteradas atendendo às expectativas para trazer mais segurança para os ciclistas. 

“A vista é perfeita. Sinceramente é a ciclovia mais linda do país. Vamos ter mais segurança com câmeras, patrulhamento e socorro caso necessário. Mas precisa testar, só vamos saber na prática. Não conheço outra ciclovia com esse formato”, explicou. 

SAIBA MAIS

A fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio na via. No entanto, a ciclovia só será inaugurada junto com a ampliação da Terceira Ponte, prevista para ser entregue no fim do mês.

Será necessário pagar pedágio para usar a ciclovia?

O acesso será gratuito, mas usuários deverão apresentar o Cartão GV, que é o cartão já usado por passageiros do Transcol, para conseguir trafegar. O cartão será usado para validar o acesso, porém não haverá desconto no saldo do usuário. Ou seja: não haverá cobrança de tarifa. O cartão será uma forma de controlar o acesso.

Nos acessos à ciclovia, será realizado um controle de entrada que exigirá a apresentação do cartão para liberação. A secretaria não divulgou informações detalhadas sobre esse controle, como a presença de catracas no local, uma vez que a circulação de pedestres não será permitida.

A medida, de acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do estado (Semobi), visa manter maior segurança e controle de tráfego, dimensionando o uso da ciclovia.

Só bicicletas podem acessar a ciclovia?

Sim. A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.

A ciclovia terá botão de pânico?

O local deverá ter um sistema de videomonitoramento remoto e botões do pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes, assalto ou até mesmo se algum ciclista passar mal. A novidade será implantada ao longo da estrutura.

Quais serão os pontos de acessos para a ciclovia?

Os pontos de acesso partirão da ciclovia já existente da Avenida Champagnat, com uma nova estrutura construída sob o canal para ligar as duas faixas e permitir com que os ciclistas subam e desçam da Terceira Ponte. Pelo lado de Vitória, o ponto de partida e chegada será nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros.

Ciclovia ficará aberta 24 horas?

A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, terá seu funcionamento restrito durante a noite e madrugada para atividades de limpeza e manutenção. Ao contrário das expectativas de alguns ciclistas, a ciclovia não estará aberta 24 horas por dia. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta terça-feira (4).

Segundo o secretário, o horário de bloqueio noturno ainda não foi estabelecido, mas será planejado visando garantir a segurança e qualidade do espaço para os usuários. Durante esse período, equipes realizarão as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui