fbpx

Dia a dia

Por que o Parque da Prainha tem poucas árvores? Entenda! 

O Parque da Prainha, em Vila Velha, foi inaugurado na última sexta-feira e chama atenção por ter poucas árvores

Publicado

em

Parque da Prainha, inaugurado pela prefeitura de Vila Velha, tem limitação para as árvores.

As árvores não podem ser instaladas em áreas de grandes eventos. Foto: Divulgação (prefeitura)

Frequentadores da Prainha, em Vila Velha, observaram que o novo parque, entregue na última sexta-feira (29), tem um número limitado de árvores, o que faz com que o público fique mais exposto ao sol. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em entrevista à rádio Bandnews ES, o prefeito cidade, Arnaldinho Borgo, explicou que no local foram plantadas espécies de árvores como ipês-rosas e palmeiras imperiais. No entanto, segundo Arnaldinho, o projeto de arborização não inclui todas as áreas do parque porque há a previsão de ocorrer eventos de vários portes no local. O novo parque tem estrutura para montagem de palcos de diversos tamanhos e em vários pontos. As árvores poderiam tornam inviável a realização de apresentações e também a visualização dos espetáculos pelos frequentadores. 

Vila Velha deve receber 300 patinetes elétricos

O prefeito disse ainda que o plantio vai acontecer em áreas onde a população poderá realizar piqueniques, como, por exemplo, no espaço que recebeu a fonte interativa e onde funcona o Pet Park. “Só nesse espaço, foram seis ipês-rosas. E assim estamos espalhando nos locais que não atrapalhem os eventos”. 

Arborização 

O município de Vila Velha conta hoje com cerca de 10 mil árvores instaladas e, segundo o prefeito, outras 50 mil serão instaladas no Parque da Manteigueira, Parque de Jacarenema e no Penedo. 

Paralelo a isso, está em andamento na prefeitura uma licitação para a criação do Programa de Arborização Municipal. “Esse plano vai mostrar quais as espécies e os locais que conseguem receber essas árvores. Em breve, teremos isso pronto para fazer novos plantios na cidade”, explicou.

Plantio de árvores em calçada

Quem deseja plantar uma árvore em calçada ou canteiro da área urbana de Vila Velha deve ficar atento: há espécies que são mais indicadas para as características da cidade e evitam, por exemplo, obstrução de canos e quebra do calçamento pelas raízes. Por isso, uma lista com mais de 150 plantas que compõe a arborização urbana foi divulgada pela Prefeitura Municipal. Aqueles que seguirem a orientação corretamente podem até ter desconto no IPTU.

Alguns das espécies indicadas são: ingá e ipê-rosa. Elas, inclusive, estão disponíveis para doação no Viveiro Municipal, localizado na Rua Vitória, nº 13, bairro Vila Guaranhus. O funcionamento é de Segunda a sexta-feira, das 07 às 12; 13 às 17 horas. Informações: 3149-7290. 

Para adquiri-las, o cidadão deve procurar a administração do viveiro, munido de documentos pessoais como: RG e CPF. Cada pessoa tem direito de obter até três mudas. Acima dessa quantidade, o cidadão deve enviar a solicitação para o e-mail: [email protected]. Informações: 3149 7325 | 3149 7501.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui