fbpx

Dia a dia

Ponte da Madalena será suspensa e obra deve começar ainda este ano 

A ponte desabou devido às fortes chuvas ocorridas em Vila Velha em 2017

Publicado

em

Os moradores estão há quase seis anos esperando a reconstrução da Ponte da Madalena. Foto: Divulgação (Governo do Estado)

Após quase seis anos do seu desabamento, a Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, em Vila Velha, deverá ser reconstruída ainda este ano. Pelo menos essa é a promessa do prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Embora ainda não tenha uma data definida, o prefeito afirmou que a licitação deve ser iniciada nos próximos meses. Pelo projeto, a ponte será suspensa, sem os pilares que existiam anteriormente e que foram levados pela força da correnteza das chuvas ocorridas no município em dezembro de 2017. 

“Eu quero entregar ainda este ano. Vamos ver se a gente consegue. É uma obra complexa, que queremos fazer sem os pilares. Será uma ponte suspensa, com dois vãos de 60 metros com uma ilha no meio que vai interligar a orla até a Barra do Jucu”, explicou. 

A promessa de reconstrução da ponte se arrasta desde quando ela desabou. Na época, o então secretário de Agricultura, Octaviano Neto, assumiu o compromisso de refazer a obra, que é um importante ponto turístico da região. 

No entanto, quase seis anos se passaram e o projeto de reconstrução da ponte segue apenas no papel. 

Em nota, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que o projeto está em fase de execução e a abertura da licitação tem previsão para os próximos meses. 

A Ponte da Madalena foi construída em 1896 e tem o nome em homenagem às Bandas de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música “Madalena do Jucu”, do cantor e compositor Martinho da Vila.

Ela passou por um processo de restauração em 2015 e se tornou o portão de entrada da Reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo.