fbpx

Dia a dia

Nésio Fernandes é anunciado na equipe de transição de Lula

O secretário de Saúde do Estado atualmente está de férias do Governo

Publicado

em

Secretário da Saúde, Nesio Fernandes. Foto: Divulgação/Sesa

Secretário da Saúde, Nesio Fernandes. Foto: Divulgação/Sesa

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, foi anunciado como novo integrante da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está de férias do Governo desde o período da campanha eleitoral.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A informação foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (1) e assinada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, designado para coordenar a transição.

Embora ainda seja oficialmente secretário de Saúde – atualmente a pasta é ocupada interinamente por Tadeu Marino – , Nésio não deve mais retornar à equipe de Casagrande.

Em entrevista à Coluna do jornalista Vitor Vogas, no portal ES 360, o governador afirmou que a permanência dele no time de secretários ainda estava sendo discutida.

Nésio afirmou que já existia uma contribuição orgânica desde o período pré-eleitoral. “Fiz parte do grupo dos representantes dos Partidos que construiu o capítulo saúde do programa de governo do presidente Lula. Após a eleição passamos a contribuir institucionalmente como Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde – CONASS, com as demandas apresentadas pela Coordenação da Saúde da Equipe de Transição”, afirmou.

Segundo o secretário, o grupo designado é coordenado pelo ex-Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e as atividades se desenvolvem na sede do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

“O presidente Lula nos encomendou pessoalmente soluções para três temas que o incomodam: o acesso a média e alta complexidade no SUS, atualização do enfrentamento a Covid-19 e como recuperar rapidamente as coberturas vacinais no Brasil. O desafio da segunda etapa é construir propostas para os primeiros 100 dias de governo”, disse.

Sobre a possibilidade de ocupar um cargo no ministério, Nésio afirmou que a composição do novo Ministério da Saúde deverá passar pela opinião do ministro que deverá ser anunciado pelo presidente Lula após o dia 12 de dezembro.

“A composição do Ministério poderá expressar  a amplitude da frente que elegeu o presidente Lula e deverá atender as expectativas do próprio presidente e da sociedade em relação à saúde. Acredito que uma agenda pragmática de modernização e estruturação do SUS será urgente”.

Em março, Nésio foi eleito por unanimidade para assumir a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 

Nésio Fernandes de Medeiros Junior é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. 

No Espírito Santo foi um dos principais responsáveis pela condução das ações do Governo durante a pandemia da Covid-19.

Nésio é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sigla que, com o PV e o PT de Lula, compõe a Federação Brasil da Esperança. Em 2018, ele foi candidato a deputado estadual em Tocantins, sem ter obtido êxito.