fbpx

Dia a dia

Moraes determina suspensão do X após Elon Musk não cumprir ordens

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para bloquear o acesso à plataforma em até 24 horas

Publicado

em

É possível bloquear termos e perfis no Twitter. Foto: Reprodução/NBC Los Angeles

Moraes determinou a suspensão após Elon Musk não cumprir as ordens. Foto: Reprodução/NBC Los Angeles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a suspensão da rede social X em todo o Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para bloquear o acesso à plataforma em até 24 horas. Empresas como Apple e Google terão um prazo de cinco dias para remover o aplicativo de suas lojas online.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que utilize subterfúgios, como VPNs, para acessar o X após o banimento. A decisão foi motivada pelo descumprimento da ordem judicial que exigia a nomeação de um representante legal da empresa no país, cujo prazo expirou na quinta-feira (29).

Além disso, o ministro havia ordenado o pagamento de multas pendentes, que somam R$ 18 milhões, aplicadas por não remover perfis que disseminam informações falsas e ataques contra as instituições democráticas. O X, que encerrou suas operações no Brasil em 17 de agosto, alegou que Moraes ameaçou prender sua representante legal, e vem desrespeitando ordens judiciais de remoção de perfis com conteúdo golpista.

Após o prazo de 20h07 de quinta-feira, o X declarou que aguardava a ordem de fechamento e afirmou que não cumpriria as determinações de Moraes, alegando serem “ilegais”. O bilionário Elon Musk, dono da rede, tem criticado Moraes nas redes sociais, em resposta às decisões do ministro.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui