fbpx

Dia a dia

Lula define quem irá assumir Ministério do Turismo

Após mais de um mês de negociações, o deputado Celso Sabino, do União-PA, deve assumir o cargo na próxima semana

Publicado

em

Celso Sabino entra no lugar de Daniela Carneiro. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O presidente Lula convidou o deputado Celso Sabino, do União-PA, para assumir o Ministério do Turismo. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (14). Sabino substituirá a deputada Daniela Carneiro, do União-RJ, a pedido do próprio partido União Brasil. Com a iminente saída da ex-ministra do partido, houve a decisão de trocar a indicação e escolher o deputado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O convite foi feito pelo presidente durante uma reunião realizada hoje à tarde no Palácio do Planalto, contando com a presença do ministro Alexandre Padilha, responsável pelas Relações Institucionais.

Essa mudança ministerial ocorre em um momento em que o governo busca obter maior apoio no Congresso, especialmente na Câmara dos Deputados. O nome de Sabino recebeu o aval do centrão, com o apoio do presidente Arthur Lira, do PP-AL, e do deputado Elmar Nascimento, do União-BA, líder do partido na Casa.

Essa é a segunda troca de ministro durante o terceiro mandato. Em abril, o general Gonçalves Dias deixou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após suspeitas envolvendo os atentados golpistas de 8 de janeiro.

Quem é o novo ministro?

Celso Sabino tem 44 anos e obteve seu primeiro cargo público em 2011 como deputado estadual suplente em Belém, filiado ao antigo PR. No ano seguinte, atuou como secretário estadual na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

Em 2013, ingressou no PSDB e foi eleito deputado estadual pelo partido. Em 2018, conquistou uma vaga como deputado federal. Durante esse período, ele foi um apoiador do governo de Jair Bolsonaro e chegou a comemorar a prisão do ex-presidente Lula.