fbpx

Dia a dia

Inauguração do centro para PCD em Vila Velha é adiada

A entrega da obra do Centro Integrado Familiar, que havia sido antecipada para junho deste ano, não se concretizou

Publicado

em

Projeto do Centro Integrado Familiar de Vila Velha

A obra do Centro Integrado Familiar de Vila Velha deve ficar pronta só em 2025. Foto: Divulgação

Inicialmente previsto para ser entregue em junho deste ano, o Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, em Araçás, Vila Velha, tem nova data para ser entregue. A promessa com o novo prazo foi feita pelo prefeito Arnaldinho Borgo durante entrevista à Rádio BandNews ES nesta quarta-feira (17).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o prefeito, o prazo agora é janeiro de 2025, mas existe uma expectativa de que a entrega seja antecipada, já que há uma fila de espera de mães da APAE que aguardam atendimento.

“É uma obra que vai atender 1,4 mil famílias e vai acabar com a fila de espera. Vamos sair de 300 famílias atendidas para 1,4 mil. Além da obra, vamos fazer o cofinanciamento porque, para que funcione, tem que aumentar o repasse municipal, estadual e federal. A previsão é janeiro de 2025, mas queremos entregar ainda este ano. A obra pode atrasar como pode adiantar. Se tudo der certo, ainda este ano queremos inaugurar essa obra grandiosa que será uma justiça social na cidade de Vila Velha”.

A obra, iniciada em julho de 2023, recebeu um investimento de R$ 17 milhões, sendo metade do Governo do estado e o restante da prefeitura. Quando finalizada, terá uma área edificada de quase cinco mil metros quadrados. A previsão inicial era de que o centro fosse entregue até junho deste ano.

Após concluído, o Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo contará com área verde, quadra poliesportiva, centro educacional, área de cozinha, centro de convivência, piscina aquecida, praça com bancos e brinquedos, centro de atendimento psicossocial e praça para as famílias.

O município vai lançar um chamamento público para que o espaço seja administrado por uma instituição da sociedade civil organizada, conforme previsto nas normas legislativas. Serão oferecidos serviços de fonoaudiologia, pediatria, psicologia, clínica geral, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, neurologia, núcleo jurídico, nutrição, serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui