fbpx

Dia a dia

Casagrande vence 2º turno e é reeleito como governador do Estado

Atual governador terá mandato de mais quatro anos no Palácio Anchieta

Publicado

em

Casagrande foi eleito para mandato de quatro ano no Governo do Estado. Foto: Divulgação (Redes Sociais)

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foi reeleito para um novo mandato de quatro anos à frente do Palácio Anchieta. Na disputa no segundo turno nas eleições realizadas neste domingo (30), o socialista teve 53,80% dos votos válidos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em segundo lugar, ficou o candidato Carlos Manato (PL), que obteve 46,20% da preferência dos capixabas. De acordo com o resultado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 4,09% votos nulos e 1,99% brancos.

No primeiro turno, Casagrande também ficou em primeiro lugar na preferência dos eleitores capixabas. Ele obteve 46,94% dos votos válidos contra 38,48% de Manato (PL)

Quem é Renato Casagrande (PSB)

Aos 61 anos, o atual governador vai exercer o seu terceiro mandato no Palácio Anchieta. Após breve passagem pelo PCdoB e pelo MDB nos anos 1980, construiu sua trajetória política no Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla pela qual exerceu todos os seus mandatos. Foi deputado estadual (1991-1994), vice-governador de Vitor Buaiz (1995-1998) e secretário estadual de Agricultura. Em 1998, concorreu ao governo pela primeira vez, na eleição vencida por José Ignácio Ferreira.

Tornou-se deputado federal em 2002, senador em 2006 e governador em 2010. Em 2014, não conseguiu se reeleger, tendo perdido a eleição para Paulo Hartung. Na eleição passada, em 2018, voltou ao Palácio Anchieta, vencendo no 1º turno.

É secretário-geral do PSB no país. Assim como seu partido, pode ser considerado um político de centro-esquerda. Mas neste pleito, assim como em suas eleições anteriores, formou uma ampla coalização que inclui partidos de esquerda, de centro e de direita.

Na eleição à Presidência, mantendo coerência com a aliança nacional do seu partido, concretizada na chapa Lula/Alckmin (PSB), apoiou o candidato do PT. Já declarou que votará em Lula e que fará campanha unicamente para ele no Espírito Santo.

Lançou publicamente sua campanha, em julho, dizendo que “o melhor está por vir”, exaltando sua “coragem” e “equilíbrio”, destacando indicadores positivos do atual governo (com ênfase na gestão da pandemia) e defendendo que as atuais políticas públicas não podem ser interrompidas.

Candidato a vice-governador: o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB)

Patrimônio declarado: R$ 2.031.420,09


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui