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Casagrande anuncia data para entrega da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida 

As obras de ampliação das faixas da via estão em fase final e prometem melhorar o trânsito na Terceira Ponte

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A entrega da nova Terceira Ponte será feita no final do mês de agosto. Foto: Divulgação

Depois de mais de um ano de espera, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a data de entrega da nova Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida. A inauguração será no dia 27 de agosto com uma programação especial. 

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O anúncio foi feito por Casagrande em uma rede social. A inauguração vai ter um pedalaço pela paz, com saída na Praça do Papa e passando pela Ciclovia da Vida. E às 17 horas haverá um espetáculo de luzes pela Vida, no Cais das Artes. 

Veja o vídeo divulgado pelo Governador: 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), os operários trabalham na finalização da ampliação na pista, em Vila Velha, que será feita por cima do Canal da Costa, no município canela-verde, além disso, as equipes realizam serviços de pavimentação e sinalização. 

Os motoristas devem ficar atentos, já que novas interdições parciais podem acontecer nos próximos dias para conclusão das obras.

A Semobi informou o estreitamento de pista é uma medida que é adotada normalmente em trechos de obras sem a necessidade de comunicação prévia. Além disso, disse que as obras de ampliação da Terceira Ponte, iniciadas em julho de 2021, foram realizadas, na maior parte do tempo, durante o turno noturno ou aos fins de semana, e somente agora, na etapa final, são realizadas intervenções pontuais durante o dia. 

Essas medidas, no entanto, sempre são executadas fora dos horários de maior movimento. Quando são adotados os estreitamentos provisórios, o tráfego na Terceira Ponte continua liberado em uma faixa, o que pode ocasionar lentidão no trânsito.

Adaptação

Com as obras finalizadas, motoristas vão ter que se adaptar às novas regras que serão implementadas na Terceira Ponte.

Mesmo com a ampliação para três faixas, os condutores terão à disposição apenas duas faixas, já que uma delas é destinada exclusivamente para ônibus e veículos em serviço, como ambulância, táxis e viaturas. Motoristas de aplicativo não estão autorizados, já que os veículos não são caracterizados.

Os condutores que trafegarem na faixa exclusiva e que não estejam dentro dessas categorias estão sujeitos à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A multa é considerada uma infração grave e o valor é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.

Outra dúvida é se os ônibus, motos e carros em serviço poderão utilizar as outras duas faixas da esquerda. 

“Não há proibição da circulação desses veículos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso considerando a faixa exclusiva e a orientação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de que a faixa da direita é destinada aos veículos mais lentos e de maior porte”, explicou em nova a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).  

Motos

Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.

De acordo com Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, além das faixas destinadas ao carros de passeio, os motociclistas também terão liberdade para trafegar na via exclusiva para ônibus, ambulância, viaturas e táxis. 

AMPLIAÇÃO DA TERCEIRA PONTE

Qual será o tamanho das faixas?

A estrutura atual conta com duas pistas, cada uma com 3,5 metros, nos sentidos Vila Velha e Vitória. Com a ampliação, uma terceira pista será adicionada, porém a largura das faixas será reduzida. A nova pista de 3,15 metros será reservada exclusivamente para ônibus, motocicletas e veículos de serviço, como viaturas, caminhões e ambulâncias. A pista central terá 2,80 metros e 3 metros a faixa da esquerda, um pouco mais larga que o projeto original.

Quem vai poder trafegar pela faixa exclusiva?

Essa faixa vai ser destinada exclusivamente para ônibus, motos e carros de serviço, como táxis, viaturas e ambulâncias. Como os carros de aplicativos não possuem identificação, estão proibidos de circular nessa faixa.

Motociclistas terão que usar apenas a faixa exclusiva?

Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.

A velocidade máxima vai mudar e terão novos radares?

A princípio o Governo anunciou que seriam instalados novos radares ao longo da extensão da Terceira Ponte, além da redução da velocidade máxima permitida na via, que passará de 80km/h para 70km/h. No entanto, será feita uma nova avaliação para avaliar a necessidade dos equipamentos no local.

CICLOVIA DA VIDA

A fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio na via.

Será necessário pagar pedágio para usar a ciclovia?

O acesso será gratuito, mas usuários deverão apresentar o Cartão GV, que é o cartão já usado por passageiros do Transcol, para conseguir trafegar. O cartão será usado para validar o acesso, porém não haverá desconto no saldo do usuário. Ou seja: não haverá cobrança de tarifa. O cartão será uma forma de controlar o acesso.

Nos acessos à ciclovia, será realizado um controle de entrada que exigirá a apresentação do cartão para liberação. A secretaria não divulgou informações detalhadas sobre esse controle, como a presença de catracas no local, uma vez que a circulação de pedestres não será permitida.

A medida, de acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do estado (Semobi), visa manter maior segurança e controle de tráfego, dimensionando o uso da ciclovia.

Só bicicletas podem acessar a ciclovia?

Sim. A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.

A ciclovia terá botão de pânico?

O local deverá ter um sistema de videomonitoramento remoto e botões do pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes, assalto ou até mesmo se algum ciclista passar mal. A novidade será implantada ao longo da estrutura.

Quais serão os pontos de acessos para a ciclovia?

Os pontos de acesso partirão da ciclovia já existente da Avenida Champagnat, com uma nova estrutura construída sob o canal para ligar as duas faixas e permitir com que os ciclistas subam e desçam da Terceira Ponte. Pelo lado de Vitória, o ponto de partida e chegada será nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros.

Ciclovia ficará aberta 24 horas?

A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, terá seu funcionamento restrito durante a noite e madrugada para atividades de limpeza e manutenção. Ao contrário das expectativas de alguns ciclistas, a ciclovia não estará aberta 24 horas por dia. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante entrevista à BandNews FM Espírito Santo nesta terça-feira (4).

Segundo o secretário, o horário de bloqueio noturno ainda não foi estabelecido, mas será planejado visando garantir a segurança e qualidade do espaço para os usuários. Durante esse período, equipes realizarão as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.

NÚMEROS DA OBRA

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Altura do mirante: 75 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 250

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas


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