fbpx

Dia a dia

Advento: o que significa e como viver os domingos antes do Natal

Essa época do ano é muito importante no calendário religioso porque possui um enorme significado para os fiéis. São quatro domingos de celebrações

Publicado

em

Tradicional coroa de velas do Advento conta com quatro velas. Foto: Reprodução/National Geographic

Começa neste domingo (03) o período do Advento. Essa época do ano é muito importante no calendário religioso porque possui um enorme significado para os fiéis. No total, são quatro domingos entre os dias 03 e 24 reservados para celebrações relacionadas ao Natal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O pastor auxiliar na Missão Praia da Costa, Martinho Lutero de Oliveira, explica que o Advento é o tempo de preparação para o Natal, considerado o início do ano litúrgico dos cristãos. “A palavra ‘advento’ significa ‘chegada’, ‘o que está para vir’, referindo-se à chegada, ao nascimento de Jesus”, detalha.

Ele conta que na Bíblia, são várias passagens que dão embasamento para o Advento, principalmente uma que está no Evangelho de Lucas. No texto, é descrito que irá nascer um homem chamado Filho de Deus.

> Convento da Penha: saiba mais sobre o cartão-postal do ES

“O Advento marca e lembra a nós que, o Deus Criador e Salvador, não está longe lá no céu, sem se importar comigo. Ele é presente. E ainda, mostra que Deus em Jesus Cristo, quer tanto estar conosco, que voltará um dia em que somente Ele sabe, para vivermos com Ele eternamente”, comenta.

Para poder viver esse momento com fé, o pastor diz que os cristãos precisam buscar a Jesus por meio das celebrações. “É um tempo de louvor, e de abrir os ouvidos e o coração para as palavras de vida eterna, que somente Jesus Cristo tem”, aconselha.

Outro líder religioso que destaca a importância do período é o pároco da Igreja Bom Pastor da Praia da Costa, Padre Edemar Endringer. Segundo ele, essa é uma das principais festas para os cristãos.

> História do ES: confira 8 museus capixabas para visitar

Na Igreja, as duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo e as duas últimas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal.

“É momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes. Precisamos nos preparar alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado”, finaliza.