Coluna Vitor Vogas
Saiba quanto tempo cada candidato ao governo do ES terá no horário eleitoral
TRE fez a divisão oficial do tempo de propaganda de cada um nos blocos do horário eleitoral e nos intervalos da TV e do rádio. Casagrande abocanhou mais da metade de tudo
Com a coligação mais ampla na eleição ao Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande (PSB) terá, sozinho, mais da metade do tempo reservado para todos os candidatos no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, tanto nos dois blocos diários de 10 minutos quanto nas pequenas inserções veiculadas ao longo do dia, nos intervalos da programação das emissoras.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O horário eleitoral gratuito começará a ser veiculado no Brasil inteiro na próxima sexta-feira (26) e irá ao ar, no 1º turno, até o dia 29 de setembro. A distribuição do tempo de propaganda correspondente a cada partido ou coligação nas eleições para todos os cargos foi definida em reunião, na manhã desta sexta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral, com representantes dos partidos.
Na propaganda dos candidatos a governador, o horário eleitoral será exibido nos dias pares, às segundas, quartas e sextas. A cada dia, haverá dois blocos com duração de dez minutos cada um. No rádio, o primeiro bloco vai ao ar das 7h05 às 7h15 e o segundo, das 12h05 às 12h15. Na TV, o primeiro vai das 13h05 às 13h15; o segundo, no horário nobre, das 20h35 às 20h45.
Em cada bloco de dez minutos, a propaganda de Casagrande vai durar 6 minutos e 14 segundos. Isso devido à quantidade de deputados dos seis partidos de sua coligação (“Juntos por um Espírito Santo mais Forte”) que possuem as maiores bancadas na Câmara Federal: Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), Federação PSDB/Cidadania, PSB, MDB, PDT e PP.
O tamanho das bancadas na Câmara é o critério adotado pela Justiça Eleitoral para a divisão do tempo (e também por isso é tão importante para os partidos elegerem deputados federais).
O segundo candidato a governador com maior tempo de rádio e TV será Carlos Manato (PL). À frente da coligação “Espírito Santo de Todos os Capixabas” (PL e PTB), o ex-deputado federal terá 1 minuto e 17 segundos por bloco de 10 minutos.
O terceiro é o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), candidato pela coligação “O Espírito Santo Merece Mais” (PSD, PMB e DC), com 1 minuto e 5 segundos a cada bloco de 10 minutos.
Com o quarto maior tempo vem Audifax Barcelos (Rede). Liderando a coligação “Compromisso com a Vida” (Federação Rede/Psol, Avante e Solidariedade), o ex-prefeito da Serra terá 59 segundos por bloco de 10 minutos para apresentar sua candidatura e suas propostas ao eleitorado.
O quinto maior tempo cabe ao candidato do Novo, Aridelmo Teixeira. O ex-secretário da Fazenda de Vitória terá 24 segundos no rádio e na TV a cada bloco de dez minutos.
Os dois candidatos restantes, Cláudio Paiva (PRTB) e Capitão Sousa, não vão aparecer no horário eleitoral, pois seus partidos não têm representação na Câmara dos Deputados.
“Comerciais” na programação
Além dos blocos do horário eleitoral, o TRE também definiu a divisão do tempo relativo àquelas inserções curtinhas, de 30 segundos, que serão exibidas nos intervalos da programação dos canais de TV abertos e estações de rádio, ao longo do período de campanha.
Para os candidatos e dirigentes partidários, tais inserções (ou vinhetas) muitas vezes são até mais interessantes, pois pegam o público “de surpresa”, com uma mensagem mais curta e mais impactante, que pode ser assimilada “por osmose”.
Nesse caso, o eleitor não precisa parar o que está fazendo pra prestar atenção no horário eleitoral – o que pouquíssima gente faz de fato –, mas simplesmente estar acompanhando a programação normal de TV ou rádio. Funciona como qualquer comercial.
Pelos mesmos critérios, o atual governador também largará com grande vantagem nessa distribuição.
Do total de 14 minutos reservados por dia para as inserções de todos os candidatos a governador, Casagrande terá direito a 8 minutos e 44 segundos. Ou seja, também aqui, responderá sozinho por mais da metade do tempo.
A divisão desse tempo não é exata, pois cada inserção dura 30 segundos, mas, na média, isso confere a Casagrande 17 ou 18 inserções por dia de propaganda no rádio e na TV.
Em segundo lugar, Carlos Manato terá direito a 1 minuto e 48 segundos de inserções por dia. Na média, terá três ou quatro inserções por dia de propaganda.
Com o terceiro maior tempo, Guerino terá 1 minuto e 31 segundos: média de três inserções diárias na programação.
Audifax ficou com o quarto maior tempo: com 1 minuto e 22 segundos, terá, em média, duas ou três inserções a cada dia de propaganda eleitoral.
Por último, Aridelmo ficou com 33 segundos: média de uma inserção por dia no rádio e na TV.
Tempo total
No total, no decorrer de toda a campanha, de 26 de agosto até 29 de setembro, serão exibidas 980 inserções de candidatos a governador do Espírito Santo.
Casagrande, sozinho, terá 611 delas (quase duas em cada três levadas ao ar), com tempo total de 305 minutos (pouco mais de cinco horas).
Manato terá um total de 126 inserções, totalizando o tempo de 63 minutos (pouco mais de uma hora).
Guerino terá 106 inserções o todo, perfazendo 53 minutos.
Audifax, 97 inserções, o que corresponde a 48 minutos.
Aridelmo, 40 inserções durante todo o 1º turno, com um total de pouco menos de 20 minutos.
RESUMINDO
Casagrande:
Tempo por bloco de 10 minutos: 6’14’’
Tempo de inserções por dia: 8’44’’
Quantidade de inserções por dia: 17 ou 18
Total de inserções no 1º turno: 611
Manato:
Tempo por bloco de 10 minutos: 1’17’’
Tempo de inserções por dia: 1’48’’
Quantidade de inserções por dia: 3 ou 4
Total de inserções no 1º turno: 126
Guerino:
Tempo por bloco de 10 minutos: 1’05’’
Tempo de inserções por dia: 1’31’’
Quantidade de inserções por dia: 3
Total de inserções no 1º turno: 106
Audifax:
Tempo por bloco de 10 minutos: 0’59’’
Tempo de inserções por dia: 1’22’’
Quantidade de inserções por dia: 2 ou 3
Total de inserções no 1º turno: 97
Aridelmo
Tempo por bloco de 10 minutos: 0’24’’
Tempo de inserções por dia: 0’33’’
Quantidade de inserções por dia: 1
Total de inserções no 1º turno: 40
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
