Coluna Vitor Vogas
Presidente da OAB-ES declara apoio a Casagrande: “Não queremos voltar ao passado”
José Carlos Rizk publicou seu anúncio em sua conta pessoal no Instagram e justificou: “Há momentos e decisões que definem o futuro de um estado ou de um país. E vivemos hoje um momento assim”
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Rizk-com-Casagrande.jpg)
O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho (à direita) declara apoio a Renato Casagrande. Foto: Reprodução Instagram
O presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, declarou apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) nesta sexta-feira (7). No texto do anúncio publicado em suas redes sociais, Rizk usou argumentos alinhados com o discurso que a campanha de Casagrande lançou e tem intensificado nesta primeira semana de 2º turno: o de que o adversário, Manato (PL), representaria um “risco de retrocesso” ao Espírito Santo, em oposição à “certeza” (isto é, a segurança) representada por Casagrande.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Manato rebate esse argumento. Tem respondido que é ficha limpa e que não há nenhum processo contra ele no Tribunal de Justiça do Estado (TJES).
Segundo Rizk, presidente da OAB-ES desde 2018, o atual governador “é a única resposta possível à tentativa de volta a um passado que todos queremos deixar definitivamente para trás”.
Ele esclareceu à coluna que sua manifestação de apoio é pessoal e não institucional, ou seja, ele não está falando em nome da OAB-ES neste caso. A publicação, inclusive, não foi feita em nenhum canal ou perfil oficial da entidade, mas somente na conta pessoal de Rizk no Instagram.
O presidente da OAB-ES postou:
Há momentos e decisões que definem o futuro de um estado ou de um país.
E vivemos hoje um momento assim. Ao longo dos últimos anos, o Espírito Santo mantém uma trajetória de crescimento e modernização, que deixou no passado os tempos de descontrole administrativo, corrupção institucionalizada e crime organizado. Tempos em que o estado liderava as estatísticas de homicídios, o governo não conseguia pagar a folha de salários e as empresas instaladas em território capixaba buscavam outros lugares para sediar seus negócios.
Se hoje temos um estado equilibrado, transparente e respeitado, isso se deve não apenas aos bons governantes que tivemos, mas também a uma luta de todos nós, de toda a sociedade. Luta na qual a OAB/ES se engajou desde o início, em defesa das instituições, do estado de direito e do futuro do Espírito Santo. Luta que volta a ser necessária nesse momento, com o estado diante do risco de retrocesso.
É por isso que tornamos público nosso apoio à reeleição do governador Renato Casagrande. Como líder de uma gestão aprovada pela ampla maioria dos capixabas e no meio de um trabalho que ainda reserva grandes frutos, Casagrande é a única certeza de que continuaremos no trilho virtuoso do crescimento econômico, da justiça social, do equilíbrio fiscal, do diálogo institucional e da modernização do estado.
E é a única resposta possível à tentativa de volta a um passado que todos queremos deixar definitivamente para trás.
> Casagrande anuncia o apoio de 73 prefeitos… mas Manato diz ter 37
Em um comentário à publicação no Instagram, Casagrande agradeceu ao presidente do órgão de representação dos advogados:
“Estamos juntos, @josecarlos.rizkfilho. Unidos por um Espírito Santo sem retrocessos e com um belo futuro pela frente. Seu apoio é muito importante. Obrigado!”
A superintendente estadual de Comunicação, Flávia Mignoni – autora de raríssimas manifestações públicas –, também postou nos comentários:
“Excelente posição. Os capixabas não esperavam outra posição da OAB, que sempre esteve presente na defesa dos interesses do Estado.”
> Autocrítica: o erro fatal de estratégia cometido e reconhecido por Audifax
LEIA TAMBÉM
> Audifax sai da Rede e declara apoio a Manato no segundo turno
> Autocrítica: o erro fatal de estratégia cometido e reconhecido por Audifax
> Casagrande anuncia o apoio de 73 prefeitos… mas Manato diz ter 37
> Partidos e políticos do ES declaram voto em Bolsonaro… e em Casagrande
> Coordenador da campanha de Casagrande revela estratégias para derrotar Manato
> Sobe e desce (parte 1): veja quem são os maiores vencedores destas eleições no ES
> Sobe e desce (parte 2): veja quem são os maiores derrotados destas eleições no ES
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)