fbpx

Coluna Vitor Vogas

Presidente da OAB-ES declara apoio a Casagrande: “Não queremos voltar ao passado”

José Carlos Rizk publicou seu anúncio em sua conta pessoal no Instagram e justificou: “Há momentos e decisões que definem o futuro de um estado ou de um país. E vivemos hoje um momento assim”

Publicado

em

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho (à direita) declara apoio a Renato Casagrande. Foto: Reprodução Instagram

O presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, declarou apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) nesta sexta-feira (7). No texto do anúncio publicado em suas redes sociais, Rizk usou argumentos alinhados com o discurso que a campanha de Casagrande lançou e tem intensificado nesta primeira semana de 2º turno: o de que o adversário, Manato (PL), representaria um “risco de retrocesso” ao Espírito Santo, em oposição à “certeza” (isto é, a segurança) representada por Casagrande.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Manato rebate esse argumento. Tem respondido que é ficha limpa e que não há nenhum processo contra ele no Tribunal de Justiça do Estado (TJES).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Segundo Rizk, presidente da OAB-ES desde 2018, o atual governador “é a única resposta possível à tentativa de volta a um passado que todos queremos deixar definitivamente para trás”.

Ele esclareceu à coluna que sua manifestação de apoio é pessoal e não institucional, ou seja, ele não está falando em nome da OAB-ES neste caso. A publicação, inclusive, não foi feita em nenhum canal ou perfil oficial da entidade, mas somente na conta pessoal de Rizk no Instagram.

O presidente da OAB-ES postou:

Há momentos e decisões que definem o futuro de um estado ou de um país.

E vivemos hoje um momento assim. Ao longo dos últimos anos, o Espírito Santo mantém uma trajetória de crescimento e modernização, que deixou no passado os tempos de descontrole administrativo, corrupção institucionalizada e crime organizado. Tempos em que o estado liderava as estatísticas de homicídios, o governo não conseguia pagar a folha de salários e as empresas instaladas em território capixaba buscavam outros lugares para sediar seus negócios.

Se hoje temos um estado equilibrado, transparente e respeitado, isso se deve não apenas aos bons governantes que tivemos, mas também a uma luta de todos nós, de toda a sociedade. Luta na qual a OAB/ES se engajou desde o início, em defesa das instituições, do estado de direito e do futuro do Espírito Santo. Luta que volta a ser necessária nesse momento, com o estado diante do risco de retrocesso.

É por isso que tornamos público nosso apoio à reeleição do governador Renato Casagrande. Como líder de uma gestão aprovada pela ampla maioria dos capixabas e no meio de um trabalho que ainda reserva grandes frutos, Casagrande é a única certeza de que continuaremos no trilho virtuoso do crescimento econômico, da justiça social, do equilíbrio fiscal, do diálogo institucional e da modernização do estado.

E é a única resposta possível à tentativa de volta a um passado que todos queremos deixar definitivamente para trás.

> Casagrande anuncia o apoio de 73 prefeitos… mas Manato diz ter 37

Em um comentário à publicação no Instagram, Casagrande agradeceu ao presidente do órgão de representação dos advogados:

“Estamos juntos, @josecarlos.rizkfilho. Unidos por um Espírito Santo sem retrocessos e com um belo futuro pela frente. Seu apoio é muito importante. Obrigado!”

A superintendente estadual de Comunicação, Flávia Mignoni – autora de raríssimas manifestações públicas –, também postou nos comentários:

“Excelente posição. Os capixabas não esperavam outra posição da OAB, que sempre esteve presente na defesa dos interesses do Estado.”

> Autocrítica: o erro fatal de estratégia cometido e reconhecido por Audifax

LEIA TAMBÉM

> Audifax sai da Rede e declara apoio a Manato no segundo turno

> Autocrítica: o erro fatal de estratégia cometido e reconhecido por Audifax

> Casagrande anuncia o apoio de 73 prefeitos… mas Manato diz ter 37

> Partidos e políticos do ES declaram voto em Bolsonaro… e em Casagrande

> Coordenador da campanha de Casagrande revela estratégias para derrotar Manato

> Sobe e desce (parte 1): veja quem são os maiores vencedores destas eleições no ES

> Sobe e desce (parte 2): veja quem são os maiores derrotados destas eleições no ES

 

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.