fbpx

Coluna André Andrès

Dez atitudes que você deve evitar em uma feira de vinhos

Algumas regras básicas ajudam a aproveitar melhor eventos como a Expovinhos Vitória; a feira acontece quarta e quinta-feira na capital

Publicado

em


Este texto foi publicado no ano passado. Com pequenos ajustes, está sendo republicado por conta da nova edição da Expovinhos Vitória. É realmente uma festa: dezenas de expositores, centenas de rótulos para serem provados, pessoas de bem com a vida… É preciso, no entanto, alguns cuidados. Porque participar de uma feira de vinhos exigem uma certa ética, a ser obedecida em eventos desse tipo. Por isso a coluna será dedicada aos comportamentos a serem evitados durante a Expovinhos. É rápido e fácil. Vamos lá?

1. Não use perfume.

As pessoas vão para sentir os aromas dos vinhos, não do último lançamento da Carolina Herrera ou Hugo Boss. É sério. Perfumes fortes atrapalham quem quer avaliar um vinho. E a feira tem esse objetivo: oferecer a oportunidade para as pessoas avaliarem o maior número possível de rótulos. Portanto, na hora de se preparar para sair de casa, lembre-se: nada de perfume.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

2. Não tente provar todos os vinhos.

É impossível! A feira de vinhos deste ano terá uns 50 estandes e vai colocar à disposição dos visitantes cerca de 1.400 rótulos diferentes. Além disso, mesmo se você dividisse a tarefa nos dois dias do evento, você teria de provar 700 garrafas a cada dia. Então, vá com calma: converse com o expositor, tome algumas informações a respeito do vinho, prove uma ou duas taças e siga para o estande seguinte. Se tiver mais algum vinho interessante, retorne ao estande em outro momento e peça para prová-lo.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Saiu a lista dos vinhos vencedores da Vitória Expovinhos. Confira!

3. Não queira tomar apenas os principais vinhos dos estandes.

Acredite: a maior parte das vinícolas só consegue fazer vinhos mais sofisticados porque existem os rótulos mais baratos. Eles ajudam a sustentar as empresas. E mais: os produtores, os enólogos têm orgulho tanto da linha básica quanto dos seus rótulos mais elaborados. Por fim, uma pequena lição: você conhece a qualidade de uma vinícola a partir de seus vinhos mais simples. Por conta de tudo isso, não chegue ao estande querendo provar apenas os grandes vinhos. Não é educado. E nem é muito inteligente, porque você pode estar perdendo a oportunidade de conhecer algo barato e bom. E isso é fundamental no mundo do vinho.

4. Não peça por “vinhos escondidos”.

A cena é comum e se repete o tempo todo: o visitante chega ao estande e quer provar “aquele vinho”, ou seja, um rótulo especial eventualmente deixado pelo expositor longe da vista do público. Não faça isso. Não apenas pelos pontos elencados acima, mas também por um outro motivo, menos conhecido: muitos expositores, espertos, já prevendo o pedido inconveniente, escolhem os rótulos de menor qualidade para funcionar como “o vinho escondido”. Ou seja, eles atendem o desejo do visitante, mas não oferecem nada especial, muito pelo contrário…

Feira em Vitória: visitantes vão provar 33 mil doses de vinho

5. Não reclame da dose.

As taças usadas numa feira de vinhos é de degustação. Pequena. As doses servidas nos estandes também são pequenas. A ideia é provar os vinhos, e para isso a dose basta.

6. Não pegue as garrafas para se servir.

Essa é uma tarefa do expositor. Cada estande tem um número limitado de garrafas para servir para as pessoas. E por isso os expositores precisam controlar a quantidade oferecida para cada visitante.

7. Não interrompa quem está falando.

Os expositores dão pequenas aulas sobre seus produtos. Coisa rápida, cinco minutos, às vezes menos. É a chance de eles falarem sobre os vinhos, as vinícolas etc. Se você chegar a um estande e essa explicação já estiver acontecendo, espere um pouquinho para ser servido. E talvez você tenha uma aula particular sobre o rótulo.

8. Não tente furar a fila dos vinhos servidos.

Os expositores querem lhe oferecer desde os vinhos básicos até os mais elaborados. Então, eles fazem uma pequena fila de rótulos. Portanto, procure segui-la. É sinal de respeito com o trabalho de quem está ali expondo seus produtos.

9. Não se esqueça de comer e beber água.

Fundamental. Hidrate-se. Tome bastante água. É uma feira de vinhos, mas você vai encontrar vários estandes com comidinhas. Sirva-se delas para não beber de estômago vazio. Isso só potencializaria o efeito do álcool. E a ideia não é voltar para casa com amnésia alcoólica. Você tem de se lembrar dos vinhos provados para saber de quais gostou ou não. Ou sua ida à feira terá sido inútil.

10. Não é proibido deixar de gostar de um vinho.

Em todo estande tem um dispensador. É um tipo de balde. Você pode até achar estranho, mas muitas pessoas usam o tempo todo. Para não se embebedar, elas provam o vinho e cospem. Sim. Cospem. É normal. Isso pode valer também para o caso de você não ter gostado daquilo que provou. Não precisa sair falando para todo mundo sobre sua avaliação do vinho. Seja discreto, cuspa o vinho e vá para o próximo estande…

Enfim, à primeira vista podem parecer muitas regrinhas. No entanto, elas podem todas ser resumidas em algumas recomendações: calma, tranquilidade, bom senso. A feira é um encontro extremamente alegre. E deve ser aproveitada em todos os seus minutos da melhor forma possível.

Ah! Acima de tudo: nunca, jamais vá dirigindo para a feira. Táxis e aplicativos estão aí para nos dar a garantia de voltarmos para casa em segurança.

Vitória Expovinhos – Feira de Vinho de Vitória
Quando? Dias 3 e 4 de junho
Onde? Área Verde do Álvares Cabral
Ingressos: Le Billet


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.