fbpx

Coluna André Andrès

Feira em Vitória: visitantes vão provar 33 mil doses de vinhos

Os números da Vitória Expovinhos são tão curiosos quanto impressionantes. Feira de Vinhos deve gerar R$ 30 milhões em negócios

Publicado

em

Os troféus da Feira de Vinhos de Vitória

Os troféus de premiação do Top Five, da Expovinhos Vitória. Foto: Divulgação / Fabrício Souza dos Santos

No início de julho haverá uma maratona em Vitória. Não uma corrida clássica, de mais de 42 quilômetros, evocando a história da Grécia antiga. Será uma maratona enológica: centenas de apreciadores vão percorrer dezenas de estandes para provar milhares de doses de vinho. A Feira de Vinhos está chegando à sua 14ª edição e traz números tão curiosos quanto impressionantes. A Expovinhos começa no próximo dia 3 de julho e deve gerar algo em torno de R$ 30 milhões em negócios.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A feira funciona em sistema de wine tasting, ou seja, o visitante chega, pega uma taça e sai pelos estandes provando os muitos vinhos colocados à sua disposição. E é preciso mesmo estar bastante disposto para encarar essa oferta. Serão pelo menos 1.400 rótulos de cerca de 25 países. Essa variedade cresceu muito neste ano por conta da presença de vinhos do Leste Europeu. Além da presença de vinícolas sediadas em regiões tradicionais da Espanha, França, Itália, teremos produtos vindos da Geórgia, Romênia, Bulgária e outras nações.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Os cálculos da festa

Os participantes passam pelos estandes e recebem doses de cada vinho. Algo entre 60 e 70 mililitros. Agora, vamos fazer uma conta juntos: a organização calcula em 2 mil o número de garrafas a serem abertas; portanto, teremos 2.667 litros de vinho oferecidos às pessoas. Então, tendo como base a dose padrão de 60 ml, chegaremos a 33 mil doses servidas nos dois dias do evento.

Saiu a programação da Vitória Expovinhos. Confira!

O número de visitantes da Feira de Vinhos é sempre crescente. No ano passado, foram 2.500 pessoas; neste ano, espera-se 3 mil. Desde sua abertura, mais de 30 mil pessoas já passaram pelos corredores onde ficam perfilados grandes vinícolas, rótulos de pequena produção, distribuidores, importadores e comerciantes.

A premiação da Feira de Vinhos

A festa enológica é antecedida pelo Top Five, o prêmio concedido aos melhores rótulos apresentados na feira. Ele será anunciado no dia 2, véspera da abertura dos trabalhos. A escolha é feita por um grupo reduzido de profissionais e apreciadores. Durante cerca de três horas, eles têm de provar pelo menos 140 vinhos de seis categorias diferentes. É uma degustação técnica: os juízes cospem a bebida logo após avaliar aroma e sabor. Mesmo porque, se não fosse assim, eles não teriam o mínimo discernimento para fazer qualquer avaliação após, digamos, provar a 30ª garrafa…

As estatísticas da Vitória Expovinhos são grandiosas. Mais grandioso ainda é o prazer dos visitantes. Eles saem dos dois dias de provas prontos para voltar no ano seguinte, ajudando a fazer os dados da Feira de Vinhos crescerem todos os anos de forma constante e consolidada. Um sucesso, comprovado pelos números.

Vinho de 100 pontos: novo ícone chileno tem nota máxima

Vitória Expovinhos

Quando: 03 e 04 de Julho, das 18 às 23h
Onde: Ilha Buffet Álvares Cabral – Vitória, ES
Ingressos: Le Billet


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.