Coluna Eliana Gorritti
A Chef por trás do Empório Joaquim e sua paixão pela Alta Gastronomia
A excelência e a dedicação de Patrícia Santos Neves fazem do Empório Joaquim uma referência em panificação e gastronomia artesanal

Cada criação de Patrícia Santos Neves no Empório Joaquim é um símbolo de excelência e amor pela gastronomia. Foto: Farah Victor
Patrícia Santos Neves, Sócia e Chef Executiva do Empório Joaquim, conhecida pela perfeição na entrega, pelo charme e pela vasta gama em termos de panificação artesanal, traz em suas criações uma combinação de técnica, paixão e uma profunda conexão com suas raízes familiares e culturais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Formada em Gastronomia com especialização na renomada ICIF – Escola Internacional de Cozinha Italiana, no Castelo de Costigliole d’Asti, na Itália, Patrícia construiu uma carreira baseada na busca incessante pela excelência e inovação, especialmente no campo da panificação de fermentação natural, uma arte pela qual se apaixonou ainda em solo italiano.
- Foto: Farah Victor
- Foto:Farah Victor
Aos 18 anos, enquanto vivia nos Estados Unidos, Patrícia tomou uma decisão que mudaria sua trajetória para sempre: voltar ao Brasil para seguir a carreira na cozinha. Na época, a gastronomia não tinha o glamour que vemos hoje, sem a influência de programas de TV ou a fama dos chefs estrelados. No entanto, sua determinação e amor pela cozinha já indicavam que o caminho seria promissor.
“Sempre amei cozinhar, mesmo que naquela época a profissão ainda não tivesse tanto destaque”, relembra. Além disso, conversas constantes com seu irmão, Marcelo Santos Neves, que morou um tempo em Nova York e se tornou um apaixonado pelas delicatessens locais, com delícias como bagels, salmão, presuntos premium, vários tipos de queijos e sanduíches, alimentaram a ideia de que um dia fariam algo juntos no ramo da gastronomia.
Essa parceria se concretizou anos depois com a criação do Empório Joaquim, fruto de anos de planejamento, experimentação e sonhos compartilhados. “Ainda não sabíamos o nome, nem tudo que queríamos no projeto, mas já desenhávamos muitas ideias. Com o passar dos anos, trabalhei em diversos lugares, sempre me dedicando a estudar e aprimorar minhas habilidades. Foram mais de 12 anos de experiências”, contou a Chef.
Mais do que um empório, o que diferencia o Joaquim são os valores da marca, que estão em todas as paredes internas da empresa. São eles: Gastronomia de alta qualidade; produtos criteriosamente selecionados; excelência nos serviços; ética; gratidão e a busca por proporcionar aos clientes as melhores experiências gastronômicas do mundo.
Influências e simbolismos

A busca pela excelência na panificação artesanal é o que torna o Empório Joaquim um destaque no cenário gastronômico. Foto: Farah Victor
Para Patrícia Santos Neves houve diversas influências na gastronomia. “Tive variadas inspirações, desde chefs, cozinheiros e ajudantes em Vitória até profissionais com quem trabalhei na Itália e em São Paulo. Cada cozinha que passei tirei grandes e importantíssimos aprendizados. Mas acredito que minha maior inspiração vem de casa. Sempre vivemos muito em volta da cozinha, sempre gostando de comer bem, de se reunir, comemorar e celebrar em volta de uma mesa bem recheada”, compartilhou.
Com tanta bagagem na área, fica difícil escolher um único produto para apontar como símbolo, para ela, do que representa o Empório Joaquim. Mas o que é notório é que, em cada prato e dentro de cada embalagem, o conteúdo foi extremamente bem pensado e o carinho colocado se faz presente. “Difícil escolher um só, temos muitos pratos em nossos bistrôs, e itens em nossa vitrine e encomendas, não seria possível escolher um só. Tenho muito carinho pelas receitas que criei e desenvolvi, e também pelas receitas de família que trouxemos para o Joaquim”, finalizou.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
