fbpx

Coluna Eliana Gorritti

“Afropotência” traz mensagem de empoderamento a empreendedores negros

A Afropotência reuniu afroempreendedores capixabas e figuras inspiradoras para celebrar a garra e o sucesso do empreendedorismo negro no Espírito Santo

Publicado

em

Afropotência celebrou a força do empreendedorismo negro capixaba com histórias emocionantes e inspiradoras. Foto: Divulgação

Afropotência celebrou a força do empreendedorismo negro capixaba com histórias emocionantes e inspiradoras. Foto: Divulgação

O Afropotência foi uma noite de celebração e de demonstração da garra e do empreendedorismo negro no Espírito Santo que entrou para a história e, certamente, para o calendário de eventos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae/ES).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Diante de um auditório lotado, na noite da última terça feira, 12, afroempreendedores ouviram atentos, se encantaram e se emocionaram com histórias inspiradoras

O evento começou com os participantes sendo recepcionados por uma música de qualidade e um delicioso brunch. Um momento de networking. Em seguida todos foram convidados a assistir o painel “Transformando Desafios em Oportunidades no Empreendedorismo Negro Capixaba”, com a secretária de Estado das Mulheres do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; a diretora-executiva do Instituto Cória, Josy Santos e o fundador da Blackboo, Allan Sales, com mediação de Bianca Queiroz.

Jacqueline Moraes recordou o tempo em que trabalhou como camelô em Vitória, compartilhando que sempre teve um espírito empreendedor e a habilidade de identificar oportunidades em diversas situações.

“Acredito que herdei esse olhar empreendedor do meu pai, que sempre via possibilidades em tudo. Quando eu tinha 8 anos, eu via pneus velhos abandonados na rua e empurrava até o borracheiro próximo à minha casa, em Duque de Caxias, oferecendo-os para venda. Ele me dava algumas moedas em troca, e eu guardava o dinheiro. Só depois fui perceber que, na verdade, ele não comprava os pneus, mas apenas os descartava”, contou, rindo.

Josy Santos, consultora especializada em negócios liderados por mulheres e em responsabilidade social corporativa, abordou a dificuldade que a comunidade negra enfrenta em relação ao sentimento de pertencimento.

“Esse ‘não pertencimento’ que sentimos é em função do imaginário coletivo, da forma que nós, pessoas negras, fomos constituídas dentro da sociedade. Nós crescemos sem referências de pessoas pretas assumindo o lugar de especialistas, de palestrantes, falando sobre gestão, sobre oportunidades. Até hoje é difícil, mesmo depois de termos aberto esse espaço, enxergar esse pertencimento”, refletiu.

Allan Salles compartilhou que sempre teve o desejo de trabalhar com moda e de ter seu próprio negócio. Em 2019, surgiu a Blackboo, após uma intensa busca por referências. “Fui pesquisando e percebi que havia um nicho pouco explorado no mercado de bolsas, e decidi me especializar nisso. Naquela época, eu não tinha dinheiro, nem recursos, apenas a coragem para começar. Meu conselho para quem, assim como eu, não tem muitos recursos, é começar no digital. Depois, quando o faturamento começar a crescer, aí sim vale a pena pensar em um ponto físico”, disse o empreendedor.

Após o painel, chegou o aguardado momento de conhecer a inspiradora trajetória de Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural, pioneiro no tratamento de cabelos cacheados e crespos. Com 31 anos de história, o Instituto não apenas transformou a vida de milhares de mulheres, mas também se consolidou como um verdadeiro império, empregando mais de 1.500 pessoas em cinco estados e atendendo cerca de 100 mil clientes a cada mês.

“Fui empregada doméstica desde criança, lembro que dos 9 aos 21 anos eu mantinha o cabelo cortado e alisado para trabalhar em casa de família. Aos 21, cortei todo o cabelo alisado e fiz um curso de cabeleireira na paróquia da igreja. Apaixonada por aquilo, resolvi misturar cremes e ver no que dava, e quando consegui desenvolver o produto que queria, levei 10 anos para conseguir abrir o salão. Realizei esse sonho e tenho a alegria de inspirar outras mulheres negras a empreenderem, a verem que é possível”, ressaltou Zica.

Vitória foi a primeira cidade fora do Rio de Janeiro a receber uma unidade do Beleza Natural, marcando um passo decisivo na expansão da marca. Por isso, a empreendedora compartilhou seu carinho especial pelo Espírito Santo.

“Tinha clientes pedindo que a gente viesse e uma delas tinha uma casa para vender, decidi comprar para fazer um salão na comunidade e só de volta ao Rio fui contar para os meus sócios. Depois de um tempo eles acabaram topando”, lembrou. Hoje, há unidades do Beleza Natural em Vitória, Vila Velha, Serra e Cachoeiro de Itapemirim. Zica finalizou a palestra empoderando o público com o mantra “Eu quero, eu posso, eu consigo”, repetido em alto e bom som por toda a platéia emocionada!


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Eliana Gorritti

A coluna Eliana Gorritti vai explorar temas relevantes do universo feminino. Nosso objetivo é apresentar de forma leve e descontraída, porém com credibilidade e transparência, histórias inspiradoras de mulheres de destaque em diversas áreas. Vamos destacar líderes que contribuem para a economia e o desenvolvimento do Espírito Santo, empreendedoras visionárias, mães que têm trajetórias emocionantes e muito mais. Nosso compromisso é compartilhar exemplos inspiradores de mulheres que deixaram e continuam deixando sua marca na história. Buscamos fornecer informações de qualidade para momentos cruciais na vida dessas mulheres, abordando temas como carreira, relacionamentos, negócios, saúde, beleza e liderança feminina. Contato com a colunista | Email: [email protected] WhatsApp: (27) 999953793

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.