Coluna Vitor Vogas
Ferreira Neto é pré-candidato a deputado estadual
Jornalista e apresentador esportivo decidiu disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Podemos, com o incentivo de Renato Casagrande e, principalmente, do prefeito Arnaldinho Borgo
Com 42 anos dedicados à imprensa capixaba, o jornalista e apresentador esportivo Ferreira Neto será candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Ele decidiu disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Podemos, o partido de Arnaldinho Borgo, atendendo a convites do governador Renato Casagrande (PSB) e, principalmente, do prefeito de Vila Velha. Apresentador de muitos desfiles das escolas de samba capixabas no Sambão do Povo, Ferreira entra na avenida eleitoral portando a bandeira do incentivo ao esporte, ao turismo e à cultura do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A minha trajetória de apoio ao esporte amador e profissional não é de hoje. São mais de 40 anos de jornalismo, falando sempre do turismo, das nossas montanhas, do nosso litoral. Sempre abracei a nossa cultura e o nosso carnaval, transmitindo o desfile das escolas de samba, inclusive em rede nacional por três anos, através da TV Capixaba, sempre com muita representatividade”, destaca ele, que, a partir desta quinta-feira (30), cumprindo a legislação eleitoral, não poderá mais aparecer em programas da Rede Capixaba, da TVE e da Rádio Espírito Santo, veículos onde trabalha. Só na TV Capixaba, são 30 anos de jornalismo esportivo.
Com 66 anos de vida, Ferreira nasceu e cresceu em Caratoíra, na Grande Santo Antônio. Há 35 anos, mora em Itapuã, Vila Velha. Essa não será a primeira eleição que disputa. Em 1988, ele se elegeu vereador de Vitória, com votos concentrados na Grande Santo Antônio e na Grande São Pedro. Exerceu um só mandato na Câmara Municipal, de 1989 a 1992, pelo então Partido Liberal (PL).
Desde então, conta ele, foi assediado por muitos dirigentes partidários para voltar a disputar mandatos, mas sempre relutou em retornar para a atividade política. O que mudou e o que o motiva agora? Ferreira responde de bate-pronto. Em primeiro lugar, fazendo uma analogia com o esporte, ele destaca a “convocação” pessoal recebida do prefeito de Vila Velha:
“O que me motiva é a manifestação das pessoas comigo. A família e os amigos também abraçaram a causa. Não é uma manifestação pessoal. É uma manifestação que vem genuinamente do povo. E o prefeito Arnaldinho me fez uma convocação, por toda a minha trajetória. Arnaldinho faz parte de uma nova geração política e está com uma aceitação incrível. Ele me disse: ‘Ferreira, eu preciso de você na Assembleia’. É o fiador e o padrinho da minha candidatura. Se eu chegar lá, serei fiel parceiro dele na Assembleia”, antecipa.
Uma reunião com o próprio Arnaldinho, na tarde desta quarta-feira (29), foi determinante para a tomada de decisão de Ferreira.
Além da excelente relação com o prefeito canela-verde, o pré-candidato a deputado destaca a sua proximidade, inclusive pessoal, com o governador Renato Casagrande. O Podemos, partido escolhido por ele, está na base de Casagrande e apoia a sua reeleição. “Sou amigo pessoal e profundo admirador do governador. Ele também foi avalizador desta candidatura.”
Café com Casagrande e Philipe Lemos
Ferreira relata que chegou a tomar um café da manhã com Casagrande, na Residência Oficial da Praia da Costa, em meados de março – pouco antes do fim do prazo de filiações de pré-candidatos. Na ocasião, ele estava filiado ao Avante, assim como o também jornalista Philipe Lemos, que participou desse mesmo encontro. Outro participante foi o deputado federal André Janones (MG), pré-candidato à Presidência da República pelo Avante.
No limite do prazo de filiações de todos os pré-candidatos, no dia 2 de abril, as chapas de candidatos a deputado estadual e a federal do Avante acabaram desmoronando. Philipe Lemos foi para o PDT (também integrante da base de Casagrande), para concorrer a deputado federal. Já Ferreira passou para o Podemos, para pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa.
Com estilo franco, Ferreira só não abre quem ele apoia na eleição para a Presidência da República. “Estou concentrado na minha campanha para deputado estadual, garotinho”, esquiva-se ele, com um drible de corpo.
Além dos veículos capixabas já citados, Ferreira passou pela Rádio Gazeta AM e pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro. É casado há 29 anos e tem três filhos: Lennon, Marina e Milena. Ele garante que, ganhando ou perdendo a eleição, voltará a exercer o jornalismo após a abertura das urnas, no dia 2 de outubro.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.