Coluna Eliana Gorritti
Kelly Andrade: uma trajetória de liderança e inovação na advocacia capixaba
No ritmo da Kelly, a transformação não para: inspirando mulheres, renovando a advocacia e construindo um legado de igualdade

Advogada Kelly Andrade. Foto: Arquivo Pessoal
Desde criança, Kelly Andrade ouvia de dona Maria Aparecida, sua mãe, que seria advogada. “Queria e quero ser instrumento de resolução de problemas, ter o poder de transformar vidas por meio da minha profissão, de dar paz a quem está aflito. Por isso, me tornei advogada aos 22 anos de idade”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Moradora de Cariacica e cheia de sonhos, construiu uma trajetória marcada pela coragem e pioneirismo na advocacia capixaba. Kelly Andrade é a primeira mulher eleita para presidir a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), tornando-se um exemplo de dedicação e liderança.
Desafios
Foram muitos os desafios antes da carreira decolar. Em 2007, o primeiro espaço era pequeno, mobiliado com móveis usados e antigos comprados na Ilha de Santa Maria, em Vitória. “Comecei sozinha, fazia o café, atendia telefone, limpava, além de advogar. E foi aí que vi a necessidade de entender de gestão. Não bastava ser advogada, era preciso ser empresária, saber administrar um negócio, compreender contabilidade e administração”.
De advogada à gestora, a expansão do escritório consolidou seu nome na advocacia. Paralelamente, sua atuação voluntária no Sistema OAB a aproximou ainda mais da classe.
“Depois de alguns anos advogando, conheci a OAB e seu papel. Passei a identificar no dia a dia do Fórum coisas que poderiam ser melhoradas e requeria à OAB que tomasse providências. Mudanças simples, mas que faziam sentido para a classe. Até que recebi um convite do então presidente da OAB de Cariacica (11ª Subseção) para ingressar na chapa dele como conselheira. Na sequência, fui Diretora e depois presidente”, compartilha.
A maternidade e as dificuldades da carreira
Se tornar advogada sempre foi um sonho, mas ser mãe foi a maior demonstração de amor e força. Entre audiências, prazos e compromissos, aprendeu a equilibrar sua carreira com as madrugadas em claro e os cuidados com seus dois filhos. Em 2012, um episódio marcante. Grávida da sua filha Ester, Kelly solicitou a antecipação ou adiamento de uma audiência devido ao parto iminente, mas teve o pedido negado. Dias depois, ainda se recuperando da cesariana, precisou comparecer ao Fórum de Vila Velha com a filha no colo e dificuldades para caminhar.
“Naquela época, não havia previsão legal para suspensão dos prazos processuais, mas faltou um pouco de humanidade por parte da juíza”, recorda.
Machismo
Kelly enfatiza que, mesmo em cargos de liderança, o machismo ainda se faz presente, e, em certos momentos, não há como escondê-lo.
“Vou em reuniões que os homens simplesmente ignoram a minha presença, procuram um olhar masculino a todo momento. Preciso mostrar que tenho conhecimento do assunto, que não me tornei uma líder e gestora à toa, que sou em quem tomo as decisões. É com estudo, conhecimento e empoderamento que se combate o machismo”.
O legado em Cariacica e a CAAES
À frente da 11ª Subseção, Kelly implementou melhorias como o Laboratório de Inclusão Digital, capacitações do SEBRAE, e o programa “Amigo da Advocacia” com convênios e descontos. Inaugurou uma biblioteca, modernizou os fóruns e criou espaços para reuniões.
Sua gestão foi marcada por inovação, com a reativação do site e a criação de 39 comissões. Na presidência da CAAES, popularizou o bordão “No ritmo da Kelly”, implementando inteligência artificial, telemedicina, e reformulando o programa CAAES Materna. Expandiu convênios e benefícios, incluindo descontos no Wellhub e TotalPass em todo o Brasil.
“Minha missão é seguir trabalhando por uma advocacia mais humana, unida, inclusiva, acessível e valorizada. Nosso papel é lutar para que cada advogado e advogada tenha suporte para exercer sua profissão com dignidade e respeito, de norte a sul do estado”, finaliza.
Conheça os serviços da CAAES para mulheres:
CAAES Materna: Auxílio-maternidade com reembolso de 100% da anuidade para advogadas com mais de um ano de inscrição na OAB-ES.
Auxílio Mulher Advogada em Vulnerabilidade: Apoio financeiro para advogadas que sofreram agressão ou violência doméstica e enfrentam dificuldades no exercício profissional.
Assistência Social: Orientação especializada de assistentes sociais para ajudar advogadas a acessarem benefícios e suporte em momentos difíceis.
Modalidades Esportivas Exclusivas: Programas esportivos voltados para o público feminino, promovendo saúde e bem-estar.
Atendimento Psicológico e Nutricional: Apoio psicológico, nutricional e telemedicina com 20 especialidades médicas.
Rede de Convênios: Descontos e benefícios em academias, farmácias, escolas e outros serviços para advogadas.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
