fbpx

Coluna Vitor Vogas

Casagrande anuncia o destino do Coronel Caus na Polícia Militar

Anúncio foi feito durante Seminário de Planejamento Estratégico do governo estadual. Futuro do chefe dos Bombeiros, Coronel Cerqueira, também foi anunciado. Dúvida sobre mudança ou não no comando surgiu em função do projeto do governo aprovado ontem na Ales que muda as regras para aposentadorias de militares no ES

Publicado

em

O comandante da PMES, Douglas Caus. Foto: Reprodução/Sesp

O Coronel Douglas Caus continuará por tempo indeterminado no cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). É a vontade do governador Renato Casagrande (PSB) e também o desejo do próprio comandante. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (28) pelo próprio governador, durante entrevista coletiva para apresentar à imprensa o Planejamento Estratégico do atual governo (2023-2026).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A dúvida sobre a permanência ou não de Caus foi suscitada em função do projeto de lei complementar apresentado pelo governo Casagrande e aprovado ontem (27) pela Assembleia Legislativa, instituindo uma nova regra de transição para a aposentadoria de policiais e bombeiros militares do Espírito Santo pagos por subsídio.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A partir da sanção da lei, que prevê um pedágio menor, o atual comandante-geral já teria tempo de serviço suficiente para se aposentar em cerca de um mês, se o quisesse. Mas ele não quer ir para a reserva tão cedo. Como é o comandante-geral, pode permanecer na ativa enquanto estiver no exercício do cargo, ou seja, enquanto o governador quiser que ele permaneça.

E o governador não pretende mexer tão cedo nem no comando da PMES nem no do Corpo de Bombeiros Militar. Caus será mantido à frente da PMES, enquanto o coronel Cerqueira permanecerá no comando dos Bombeiros, conforme anunciou o governador.

“Quero permanecer no cargo”, disse Caus. “É uma vontade minha e do Governo do Estado. Nós temos projetos importantes, como o de reposição do nosso efetivo. Até 2026, chegaremos a 9.860 homens, coisa que nem anteriormente o governador alcançou. Estamos completando o nosso efetivo. Chegamos agora a 7.600. Faremos concursos seguidos. Preparamos a Academia. Fizemos o maior projeto de aquisição de equipamentos, reestruturação, frota, armamentos, reconstrução de unidades. E esse é um projeto que vai até 2026. A nossa experiência nos capacita para tocar esse projeto com tranquilidade.”

Caus já tem 34 anos de PMES.

Com a mudança introduzida pelo projeto aprovado na Assembleia, o quadro de promoções dentro das duas corporações será profundamente acelerado. A primeira e mais imediata consequência é que, dos 21 atuais coronéis da PMES, nada menos que 19 ingressarão na reserva remunerada em cerca de um mês. Serão substituídos por 19 atuais tenentes-coronéis.

As exceções são o próprio Caus (que poderia se retirar, mas não quer) e o coronel Marcelo Muniz, atual diretor de Inteligência da PMES.

O comandante-geral da PMES aplaudiu a nova lei estadual, por permitir uma mobilidade muito mais acelerada na carreira nas duas forças militares estaduais. Segundo ele, as promoções representarão “motivação na veia” dos praças e oficiais que subirão de posto.

“Importantíssimo para a nossa tropa, oficiais e praças. Vai abrir os quadros. Vai permitir que 4.204 promoções se efetivem na PMES em quatro anos. Isso será motivação na veia do policial militar. E isso se reflete positivamente na sociedade capixaba.”


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.