fbpx

Coluna Vitor Vogas

Camila Valadão: “Não vamos passar pano para abusos de prerrogativas”

Após dois anos de problemas com Gilvan (PL) na Câmara de Vitória, deputada do PSol estreou na tribuna da Assembleia mandando um recado “preventivo” a adversários: “Direito de fala não é absoluto. Vamos confrontar deputados que abusem de prerrogativas”

Publicado

em

Deputada Camila Valadão em seu primeiro discurso na Assembleia (08/02/2023). Foto: Lucas S. Costa/Ales

O debate sobre a proteção das prerrogativas parlamentares dominou esta primeira semana de trabalho na Assembleia. Nas sessões de segunda e terça-feira, os cinco deputados do PL defenderam os preceitos constitucionais da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar por quaisquer opiniões emitidas. O pano de fundo são as medidas cautelares impostas ao deputado Capitão Assumção (PL) pelo ministro do STF Alexandre de Moraes a partir de representação do MPES, como a proibição de dar entrevistas e de usar redes sociais, sob pena de multa em caso de descumprimento.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Até ontem, a ex-vereadora Camila Valadão (PSol), estreante na Assembleia Legislativa, havia apenas ouvido os argumentos dos seus adversários ideológicos na nova Casa. Na manhã desta quarta-feira (8), em seu primeiro discurso da tribuna da Assembleia, discordou deles frontalmente.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“Ontem foi discutido aqui acerca das prerrogativas parlamentares, e eu quero me posicionar acerca desse tema, porque estive na Corregedoria de Vitória atuando obviamente na defesa das prerrogativas parlamentares, mas também denunciando a utilização dessas prerrogativas para poder se exceder nos limites previstos pela Constituição. Faço questão de ressaltar isso, porque defender os direitos humanos é também defender a Constituição. E afirmar a imunidade parlamentar significa ressaltar que a imunidade tem por objetivo a defesa da democracia.”

A psolista afirmou que não vai “passar pano para ataques a direitos por parte de parlamentares”:

“Como representantes do povo, devemos obviamente ter resguardado o nosso direito de fala e de debate. Mas isso não significa e não significará aqui, por parte do nosso mandato, passar pano, como no ditado popular, a abuso de prerrogativas, a ataques a direitos de minorias, a ameaças inclusive a trabalhadores, servidores ou a qualquer outro setor.”

> Coesão: bancada do PL sai inteira em defesa de Assumção na Assembleia

Camila é a única representante do PSol na legislatura recém-inaugurada (a primeira deputada da história do partido no Espírito Santo, na verdade). De 2021 a 2022, na Câmara de Vitória, foi coprotagonista de embates em plenário com Gilvan da Federal e vítima de ataques e tentativas de intimidação por parte do vereador. Denunciou Gilvan algumas vezes à Corregedoria da Câmara, órgão do qual também era membro.

O vereador bolsonarista se elegeu deputado federal pelo PL, mesmo partido de Assumção, como o 2º candidato mais votado no Espírito Santo, e acaba de tomar posse na Câmara Federal.

“Vacinada” após dois anos de problemas com Gilvan e entrando agora em um campo minado cheio de deputados do PL, Camila quis chegar dando o recado de que “prerrogativas” e “imunidade parlamentar” não serão aceitas por ela como pretexto para ofensas, ataques e ameaças a minorias, à democracia e a ela própria. Ela mesma confirmou à coluna que sua fala da tribuna foi “preventiva”:

“Entendo como uma fala preventiva, mas as coisas já estão acontecendo. Os deputados estão questionando as ações recentes, defendendo as prerrogativas parlamentares e as imunidades. Eu estou dizendo: olha, eu defendo as prerrogativas, mas elas não são absolutas. Então a nossa atuação vai ser inclusive, sim, confrontando deputados que abusem dessas prerrogativas parlamentares.”

> Após possível violação, secretário de Justiça pede relatório sobre uso de tornozeleira por Assumção


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui