fbpx

Coluna Vitor Vogas

Os planos eleitorais do Republicanos de norte a sul do Espírito Santo

Partido conservador foi o que mais cresceu no ES em 2020. Agora terá candidato a prefeito em 24 municípios e quer eleger pelo menos 10. Presidente Erick Musso mostra suas cartas para o mercado político

Publicado

em

Erick Musso tira selfie. Ao fundo, da esquerda para a direita: Anderson Goggi (PP), Pazolini (Republicanos), Evair de Melo (PP) e Josias da Vitória (PP)

Em todos os recortes e critérios, o Republicanos foi o partido que mais cresceu no Espírito Santo na eleição de 2020. No pleito municipal anterior, em 2016, o partido conservador, vinculado à Igreja Universal do Reino de Deus, só havia elegido um prefeito em solo capixaba. Em 2020, esse número saltou para 10, incluindo o da Capital, Lorenzo Pazolini. Naquele ano, o Republicanos foi a segunda legenda a eleger mais prefeitos no Espírito Santo, atrás somente do PSB, partido do governador Renato Casagrande, que fez 13.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No decorrer do atual mandato, o partido de origem evangélica, presidido no Espírito Santo pelo ex-deputado Erick Musso, sofreu algumas baixas: alguns prefeitos trocaram de sigla, enquanto Bruno Marianelli, eleito vice-prefeito em 2020, assumiu a Prefeitura de Linhares em 2022 com a renúncia de Guerino Zanon (PSD).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Noves fora, o Republicanos chega ao umbral desta eleição municipal com sete prefeitos exercendo mandato. É hoje a quinta agremiação à frente de mais municípios capixabas (atrás de PSB, PP, MDB e Podemos). Exceto pelo de Pinheiros, Bruno Cinco Estrelas, que termina o segundo mandato sucessivo, todos os seus prefeitos vão para a reeleição, em Vitória, Linhares, Castelo, Iconha, João Neiva e Mimoso do Sul.

Além disso, explica Erick Musso, o partido tem hoje candidatos a prefeito em 24 municípios capixabas, número que pode sofrer uma pequena variação a depender das composições que forem feitas até agosto. Afora os seis postulantes à reeleição, a lista (abaixo) traz vice-prefeitos, vereadores, presidentes de Câmara, ex-deputados, ex-secretários municipais, enfim, candidatos que exercem ou já exerceram mandatos e que já são bem conhecidos pela população.

Um olhar de relance na lista permite a conclusão de que o Republicanos passou longe da estratégia de bancar as empreitadas de outsiders. No lugar da quantidade, priorizou a competitividade. Está apostando no recall e na experiência, em detrimento de grandes novidades.

Com isso em mente, Erick revela a meta de, no mínimo, igualar o ótimo resultado obtido na eleição municipal passada, ou seja, emplacar pelo menos 10 prefeitos. Ao lado disso, o partido também estabelece a meta de aumentar em 10% a quantidade de vereadores eleitos pelo Espírito Santo em 2020 (segundo ele, foram 83), o que significa eleger pelo menos 91 por todo o Estado desta vez.

Considerando as 11 maiores cidades capixabas (aquelas com mais de 70 mil habitantes), o Republicanos só não tem pré-candidato a prefeito em Vila Velha, Viana, Cariacica e Colatina.

Nas três primeiras, a legenda decidiu apoiar os atuais prefeitos, respectivamente Arnaldinho Borgo (Podemos), Wanderson Bueno (Podemos) e Euclério Sampaio (MDB). No caso deste último, está na acirrada disputa pela indicação do candidato a vice. “Nosso deputado federal Messias Donato é de lá. Então nada mais palpável do que nós termos um tamanho expressivo”, defende Erick.

Já em Colatina, o Republicanos apoiará o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos (PSD) contra o atual prefeito, Guerino Balestrassi (MDB). Vice-presidente do partido no município, o deputado estadual Sérgio Meneguelli chegou a dizer à coluna que pode tentar voltar à prefeitura. Fez isso só para se valorizar nas discussões eleitorais. Nem ele quer mesmo ser candidato nem o Republicanos planeja qualquer coisa diferente de apoiar Renzo. Mas, sobre a remota possibilidade, Erick dá uma resposta politicamente correta:

“Se Meneguelli quiser ser candidato, ele naturalmente terá legenda. Como se nega legenda a um deputado estadual com mandato? Mas ele nunca disse à Executiva Estadual que quer ser candidato”.

Evidentemente, a meta maior do partido, como seria a de todo ocupante do cargo, é conservar a joia mais brilhante da coroa: a Prefeitura de Vitória. Para reeleger Pazolini, o Republicanos já contabiliza o apoio de outras cinco agremiações: o Progressistas (PP), o Novo, o Democracia Cristã (DC), o Partido Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade.

O PP é, disparadamente, o maior dos cinco aliados, sendo de longe quem aporta o maior tempo de rádio e televisão para a coligação. Na Câmara Federal, a sigla presidida no Estado por Josias da Vitória tem 50 deputados, enquanto Novo, DC, PRD e Solidariedade somam 13. Por isso, o PP tem total preferência para indicar o/a candidato/a a vice-prefeito/a na chapa de Pazolini.

As opções oferecidas pelo partido são o atual presidente da Câmara de Vitória, Delegado Leandro Piquet, a ex-deputada federal Soraya Manato e a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cristhine Samorini, com favoritismo hoje para a última. Os três se filiaram ao PP recentemente, habilitando-se a disputar as eleições pela sigla.

Na Região Metropolitana, o partido também terá candidato a prefeito na Serra (o deputado estadual Pablo Muribeca) e em Guarapari (o vereador Rodrigo Borges).

Pablo Muribeca, ao lado de Erick Musso, em seu ato de filiação ao Republicanos (out/2023). Crédito: Wilson Roberto

Abaixo, você encontra, em primeiro lugar, a relação completa dos 24 candidatos a prefeito pelo Republicanos nas respectivas cidades, dispostas por ordem alfabética; em seguida, apresentamos o cenário atual, os planos e as metas do partido nas eleições para prefeito e vereadores nas 11 maiores cidades.

CANDIDATOS A PREFEITO DO REPUBLICANOS

1. Aracruz: o delegado Leandro Sperandio

2. Atílio Vivácqua: Genaldo, candidato a prefeito em 2020

3. Barra de São Francisco: Gustavo Lacerda, atual vice-prefeito

4. Cachoeiro: o advogado Diego Libardi, candidato a prefeito em 2020 (pelo DEM) e ex-secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória

5. Castelo: prefeito João Paulo Nali, candidato à reeleição

6. Conceição da Barra: Manoel Pé de Boi, ex-prefeito

7. Conceição do Castelo: o vereador Professor Wesley

8. Ecoporanga: Elias Rufino

9. Guarapari: o vereador Rodrigo Borges

10. Ibatiba: Fernando Porkim

11. Iconha: prefeito Jedson, candidato à reeleição

12. Itapemirim: Paulo Toledo, presidente da Câmara Municipal

13. Jaguaré: Rogério Feitani, ex-prefeito

14. João Neiva: prefeito Micula, candidato à reeleição

15. Linhares: prefeito Bruno Marianelli, candidato à reeleição

16. Marataízes: Luiz Carlos Almeida, vereador, apoiado pelo atual prefeito, Tininho

17. Mimoso do Sul: prefeito Peter Costa, candidato à reeleição

18. Pedro Canário: Denis Amâncio, presidente da Câmara Municipal

19. Santa Maria de Jetibá: Hans Dettmann, candidato a prefeito em 2016 e 2020

20. São Mateus: o ex-deputado estadual Carlinhos Lyrio

21. Serra: o deputado estadual Pablo Muribeca

22. Sooretama: Fernando Camiletti, atual vice-prefeito

23. Venda Nova do Imigrante: Dalton Perim, ex-prefeito e ex-presidente da Amunes

24. Vitória: prefeito Lorenzo Pazolini, candidato à reeleição

O QUE O REPUBLICANOS FARÁ NOS MAIORES MUNICÍPIOS

Vitória

Eleição majoritária: candidatura de Pazolini à reeleição

Quantos vereadores tem hoje: 2 (Luiz Emanuel e Davi Esmael)

Meta: de 3 a 4 vereadores

Vila Velha

Eleição majoritária: apoio à reeleição de Arnaldinho, sem pleitear a vice

Quantos vereadores tem hoje: 3 (Devanir Ferreira, Romulo Lacerda e Fabio Barcellos)

Meta: de 2 a 3 vereadores

Cariacica

Eleição majoritária: apoio à reeleição de Euclério, pleiteando a vice

Quantos vereadores tem hoje: 1 (Cleidimar Alemão)

Meta: de 2 a 3 vereadores

Serra

Eleição majoritária: candidatura de Pablo Muribeca

Quantos vereadores tem hoje: 3 (Darcy Júnior, Rodrigo Caldeira e Rodrigo Caçulo)

Meta: de 3 a 4 vereadores

Viana

Eleição majoritária: apoio à reeleição de Wanderson Bueno

Quantos vereadores tem hoje: nenhum

Meta: de 1 a 2 vereadores

Guarapari

Eleição majoritária: candidatura de Rodrigo Borges

Quantos vereadores tem hoje: 1 (Rodrigo Borges)

Meta: 2 vereadores

Cachoeiro de Itapemirim

Eleição majoritária: candidatura de Diego Libardi

Quantos vereadores tem hoje: 2

Meta: de 2 a 3 vereadores

Linhares

Eleição majoritária: candidatura de Bruno Marianelli

Quantos vereadores tem hoje: ?

Meta: de 4 a 5 vereadores

Colatina

Eleição majoritária: apoio a Renzo Vasconcelos

Quantos vereadores tem hoje: nenhum

Meta: 2 vereadores

São Mateus

Eleição majoritária: candidatura de Carlinhos Lyrio

Quantos vereadores tem hoje: nenhum

Meta: 2 vereadores

Aracruz

Eleição majoritária: candidatura de Leandro Sperandio

Quantos vereadores tem hoje: nenhum

Meta: 3 vereadores


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui