fbpx

Coluna Vitor Vogas

José Carlos Gratz é homenageado pela Assembleia Legislativa

Ele foi um dos 76 ex-deputados condecorados com a medalha comemorativa dos 190 anos da Ales, entregue por Marcelo Santos nesta segunda em solene

Publicado

em

José Carlos Gratz e Jose Ignácio Ferreira (segundo e terceiro da esquerda para a direita) foram homenageados pela Ales

José Carlos Gratz e Jose Ignácio Ferreira (segundo e terceiro da esquerda para a direita) foram homenageados pela Ales

O ex-deputado estadual José Carlos Gratz foi homenageado nesta segunda-feira (12) pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), durante sessão solene realizada para marcar a abertura do ano de comemoração dos 190 anos do Poder Legislativo Estadual. Gratz foi um dos 76 ex-deputados condecorados com a medalha comemorativa dos 190 anos da Assembleia Legislativa. Ele compareceu à sessão e recebeu sua medalha das mãos do presidente da Casa, Marcelo Santos (União Brasil).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Gratz é um personagem importantíssimo dessa história de quase dois séculos. Teve participação destacada na virada do século XX para o XXI, mas não exatamente da maneira mais positiva. Conhecido por suas frases de efeito, como “Eu sou invencível!” e “Eu tenho a força!”, o ex-bicheiro presidiu a Assembleia por três biênios consecutivos, entre 1997 e 2002, período que ficou conhecido no Espírito Santo como a Era Gratz. Sua passagem pela presidência foi perpassada por polêmicas e escândalos.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Nesse período, coincidente com a segunda metade do governo de Vitor Buaiz (1995-1998) e com todo o governo de José Ignácio Ferreira (1999-2002), a política capixaba foi marcada pela subordinação do Poder Executivo ao Legislativo, que acumulou superpoderes.

Gratz chegou à Assembleia em 1991 após um passado de atuação ligada a jogos de azar. No fim de 2002, reeleito para um quarto mandato seguido, ele foi impedido de tomar posse pela Justiça, por conta de uma das muitas denúncias apresentadas contra ele: a do desvio de verbas da Ales para asfaltamento de ruas em Cobilândia, Vila Velha.

Foi o fim dos dias de Gratz na Assembleia, mas apenas o começo de seus problemas com a Justiça. Nos anos seguintes, acusado de vários crimes, o ex-deputado passou a responder a dezenas de ações judiciais na esfera criminal e cível (improbidade administrativa), movidas pelo Ministério Público, muitas das quais já extintas. Numa delas, foi denunciado pelo MPF por um suposto esquema de pagamento de propina a outros deputados estaduais para garantir sua reeleição à presidência da Mesa Diretora no começo de 2001.

Desde 2003, Gratz chegou a ser preso algumas vezes.

Outro homenageado pela Assembleia Legislativa foi o já citado ex-governador José Ignácio. Deputado estadual de fevereiro de 1967 a março de 1969, ele teve o mandato cassado pela ditadura militar três meses após a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Na foto acima, Ignácio posa ao lado de Gratz e de Marcelo Santos (a entrega da honraria se deu por ordem alfabética, e ambos se chamam José).

A medalha também foi entregue ao governador Renato Casagrande (PSB) e ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Os dois foram deputados estaduais nos anos 1990, quando a sede da Ales ainda ficava na Cidade Alta, no Centro de Vitória. Foi a gestão de Gratz, aliás, que construiu o suntuoso Palácio Domingos Martins, sede do Poder Legislativo desde então.

O Poder Legislativo Estadual foi “inaugurado” em agosto de 1834, com a fundação do então Poder Legislativo Provincial, durante o Brasil Império. As comemorações dos 190 anos da Ales incluirão, nos próximos meses, apresentações musicais e diversas outras ações, reunindo parlamentares, servidores e sociedade civil.

Na sessão solene desta segunda-feira, também foi apresentada a nova logomarca da Ales.

Casagrande saiu de fininho…

A sessão solene reuniu as autoridades de todos os Poderes e principais instituições do Espírito Santo. Marcelo Santos discursou. Casagrande também.

Em seguida, começou a fase da entrega das medalhas aos homenageados. Por orientação do cerimonial, Marcelo e Casagrande desceram ao plenário para entregar a homenagem aos ex-deputados, chamados por ordem alfabética e por blocos.

Primeiro, Marcelo entregou as medalhas a Casagrande e a Ricardo Ferraço. Depois, Casagrande ficou ali com Marcelo, e os dois realmente entregaram as medalhas ao primeiro bloco de deputados (iniciais A e B), posando para fotos com eles.

No intervalo do primeiro para o segundo bloco, Casagrande saiu de fininho, deixando apenas Marcelo proceder à entrega das medalhas para os homenageados seguintes, incluindo José Carlos Gratz.

A lista completa

Confira abaixo a lista dos 76 ex-deputados agraciados com a medalha comemorativa, em ordem alfabética. Cerca de 50 realmente compareceram à sessão e receberam pessoalmente a honraria.

1. Amaro Neto;
2. Anselmo Tozi;
3. Antônio Moreira;
4. Aparecida Denadai;
5. Arildo Cassaro;
6. Atayde Armani;
7. Bruno Lamas;
8. Cabo Elson;
9. Carlos Casteglione;
10. Claudio Thiago
11. Claudio Vereza (ex-presidente);
12. Dailson Laranja;
13. Délio Iglesias;
14. Dilton Lyrio Netto (ex-presidente);
15. Doutor Hércules;
16. Eliana Dadalto
17. Elion Vargas;
18. Emílio Mameri;
19. Esmael de Almeida;
20. Euclério Sampaio;
21. Eval Galazi;
22. Gil Furieri;
23. Gildevan Fernandes;
24. Gilson Gomes
25. Gilson Lopes;
26. Giulianno dos Anjos;
27. Gumercindo Vinand;
28. Henrique Vargas;
29. Hércules Silveira;
30. Jamir Malini;
31. Jauber Pignaton;
32. João Coser;
33. José Carlos Elias;
34. José Carlos Gratz (ex-presidente);
35. José Ignácio Ferreira
36. José Luiz Balestrero
37. José Ramos Furtado;
38. José Tasso Andrade;
39. Juca Alves;
40. Lourival Berger;
41. Lucia Dornellas;
42. Luciano Machado;
43. Luciano Pereira;
44. Luiz Carlos Moreira;
45. Luiz Carlos Piassi;
46. Luiz Durão;
47. Luiz Timoteo;
48. Luiz Pereira;
49. Luzia Toledo;
50. Marcelo Coelho;
51. Marcos Bruno;
52. Marcos Gazzani
53. Mário Moreira;
54. Neto Barros;
55. Nilton Baiano;
56. Nunes;
57. Paulo Foletto;
58. Paulo Lemos;
59. Perly Cipriano;
60. Rafael Favatto;
61. Reginaldo Almeida;
62. Rhudson Carlos de Souza;
63. Roberto Carlos;
64. Robson Neves;
65. Rodrigo Chamoun (ex-presidente);
66. Ronaldo Lopes;
67. Rose de Freitas;
68. Sandro Locutor;
69. Sergio Gianordoli;
70. Sergio Majeski;
71. Solange Lube;
72. Teteco Queiroz
73. Torino Marques;
74. Walter De Prá;
75. Wanildo Sarnaglia;
76. Wilson Japonês


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui