fbpx

Coluna Vitor Vogas

Ex-deputado troca presidência da Ceturb-ES por convite de Euclério

Marcos Bruno (PSB) assume a Secretaria Extraordinária de Relações Comunitárias de Cariacica e deve ajudar prefeito na gestão e na campanha à reeleição

Publicado

em

Marcos Bruno Bastos, diretor-presidente da Ceturb/ES

Marcos Bruno Bastos não é mais diretor-presidente da Ceturb-ES

O ex-deputado estadual Marcos Bruno Bastos (PSB) não é mais o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES). Ele aceitou convite do prefeito Euclério Sampaio (MDB) para assumir a Secretaria Extraordinária de Relações Comunitárias de Cariacica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O novo secretário de Euclério foi nomeado na última quinta-feira (2), conforme publicação no Diário Oficial de Cariacica. A secretaria, segundo o prefeito, foi criada no ano passado, por projeto de lei aprovado na Câmara Municipal e sancionado por ele, mas nunca havia sido preenchida. Marcos Bruno é, portanto, o primeiro ocupante do cargo.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Agora, a Ceturb-ES está sob o comando de Marcelo Campos Antunes, nomeado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para o lugar de Marcos Bruno à frente da companhia. Antunes era o diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp). Para o seu lugar na Arsp, completando a dança das cadeiras, o governador designou Alexandre Careta Ventorim.

Euclério Sampaio explica por que convidou Marcos Bruno e o que espera dele como secretário extraordinário de Relações Comunitárias: “Ele vai aproximar ainda mais os serviços públicos municipais do cidadão. Se já está próximo, vai ficar melhor ainda”.

Euclério já anunciou que é pré-candidato à reeleição. O PSB, partido de Marcos Bruno, é um dos muitos integrantes da coligação do prefeito que pleiteiam o direito de indicar o candidato a vice-prefeito de Euclério. Este ainda não decidiu qual partido fará a indicação, mas, no PSB, Marcos Bruno era um dos nomes cotados para essa posição.

Agora, ficam praticamente anuladas as chances de Marcos Bruno vir a ser o companheiro de chapa de Euclério. De acordo com o calendário eleitoral, para concorrerem ao cargo de prefeito ou vice-prefeito, secretários municipais precisam se desincompatibilizar até quatro meses antes do 1º turno, ou seja, até o dia 6 de junho. Isso significa que, para ser candidato, o novo secretário teria de se desligar daqui a exatamente um mês do cargo que acaba de assumir.

Não faz o menor sentido alguém assumir uma secretaria para ficar somente um mês no cargo, e o próprio Euclério sinaliza que seus planos para Marcos Bruno são outros. O prefeito espera que o aliado contribua com ele não como companheiro de chapa, mas de outras maneiras, fazendo o “elo de ligação”, segundo ele, com os líderes comunitários de Cariacica.

“O trabalho dele é institucional. Agora, ele é um agente político, né?”, diz Euclério. “Não o trouxe para ser candidato, mas para reforçar o relacionamento da prefeitura com as comunidades. Apesar de ele ter o perfil e todas as qualidades para preencher a vaga de vice, prefiro ele me ajudando a desenvolver ainda mais o município. Acredito que ele não vai ser candidato e vai continuar me ajudando a tocar a cidade, pois tem expertise para isso.”

Logicamente, com o começo do período de campanha batendo à porta, daqui a cerca de 100 dias, Marcos Bruno jogará um papel estratégico no projeto de reeleição de Euclério. Esse estreitamento da relação com os líderes comunitários ajudará a administração do prefeito, mas também, é claro, a sua campanha à reeleição – uma coisa é consequência da outra.

Além de deputado estadual por um mandato, de 2015 a 2018, Marcos Bruno foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Cariacica. Ele conta que decidiu entregar o cargo de diretor-presidente da Ceturb-ES a Casagrande por considerar cumprida a sua missão na companhia e por querer voltar a se aproximar do dia a dia da política de Cariacica, tendo em vista as suas aspirações políticas futuras (deve ser candidato a deputado novamente em 2026).

O próprio Marcos Bruno não se considera automaticamente eliminado da disputa para ser o candidato a vice de Euclério: “Uma coisa não exclui a outra”. Mas, de novo: ele teria de se desligar em um mês do cargo que mal assumiu.

O agora secretário também afirma que chega para ajudar a gestão de Euclério Sampaio e que pode auxiliá-lo também durante o período de campanha, reforçando a retaguarda do prefeito, pois é impossível para o candidato à reeleição concentrar-se nas atividades eleitorais sem tirar o foco da administração, durante a campanha à reeleição.

Curiosamente, o ato de nomeação de Marcos Bruno na Prefeitura de Cariacica, assinado por Euclério e datado de 30 de abril, já foi publicado no Diário Oficial do município na última quinta-feira (2). Mas ele ainda não está tecnicamente exonerado da Ceturb-ES. O ato de exoneração ainda não saiu no Diário Oficial do Estado, e o nome dele continua constando como diretor-presidente da empresa pública nas edições diárias da publicação oficial do Governo do Estado.

A explicação técnica para isso é dada pela assessoria da Ceturb-ES, por meio desta nota:

A Ceturb-ES informa que, por se tratar de uma empresa pública, de direito privado, segue as determinações das leis federais 6.404 e 13.303. A reunião do Conselho de Administração que elegeu o senhor Marcelo Campos Antunes para o cargo de diretor-presidente, em substituição ao senhor Marcos Bruno Bastos, foi realizada no dia 30 de abril.

A publicação somente é efetivada no Diário Oficial quando o registro da ata de eleição e destituição do cargo é liberado pela Junta Comercial, o que ainda não ocorreu.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui