Coluna Vitor Vogas
Euclério faz mudanças no seu secretariado em Cariacica
Conheça aqui as substituições promovidas pelo prefeito: quem sai e quem entra nas respectivas pastas
![Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Euclerio-Sampaio.png)
Euclério Sampaio é prefeito de Cariacica
O prefeito Euclério Sampaio decidiu trocar vários secretários em sua equipe de governo na Prefeitura de Cariacica. A reforma do secretariado municipal será feita em duas etapas. As primeiras substituições serão publicadas no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (13). A segunda leva deve ser definida e publicada na semana que vem.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesta primeira rodada, a ex-deputada estadual Lúcia Dornellas deixará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para assumir a Secretaria de Cultura e Turismo.
No lugar de Lúcia, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico será o ex-deputado estadual Sandro Locutor. Filiado ao Progressistas (PP), ele estava em cargo comissionado na Casa Civil do Governo do Estado.
Já o atual secretário de Cultura e Turismo, substituído por Lúcia, é Denilson José de Oliveira. Ele foi indicado pelo PP e não deve permanecer na administração de Euclério, já que a cota do partido passará a ser preenchida por Sandro Locutor.
O secretário extraordinário de Relações Comunitárias, Marcos Bruno (PSB), será substituído no cargo pelo vereador Edgar do Esporte (União), que terá de se licenciar da Câmara Municipal. Em 2024, ele foi o segundo mais votado para o cargo. Seu mandato na Câmara será assumido pelo primeiro suplente do União, o ex-vereador Sergio Camilo – não reeleito por pouco em 2024.
Em breve, Euclério Sampaio assumirá a presidência do União Brasil no Espírito Santo.
Também ex-deputado estadual, Marcos Bruno será reaproveitado em um cargo menor: passará a ser “assessor especial”, diretamente vinculado ao gabinete do prefeito.
Na última segunda-feira (10), Euclério já havia trocado seu secretário extraordinário de Relações Políticas: o presidente municipal do PSB, Luiz Silvério Coutinho, o Índio, deu lugar a Raphael Cardoso Leite, o Raphinha. Ex-jogador de futebol de areia, o novo secretário foi operador político do ex-prefeito Juninho, antecessor de Euclério.
Com as duas “baixas” do PSB, Euclério também busca promover maior equilíbrio partidário entre as várias forças que apoiam seu governo. Na reeleição, em 2024, sua coligação foi composta por 14 partidos.
O PSB já tem a vice-prefeito, Shymenne de Castro, e em janeiro Euclério abrigou dois ex-vereadores do partido, André Lopes e Amarildo Araújo, em cargos comissionados recém-criados.
Além das mudanças de secretários, o Diário Oficial de Cariacica nessa quinta-feira trará muitas exonerações de comissionados. Os cargos, segundo Euclério, serão providos aos poucos, no decorrer do mandato.
“Quero oxigenar a gestão e fazer um segundo mandato melhor que o primeiro. Geralmente, quem exerce o segundo mandato relaxa. Eu quero acelerar”.
De acordo com Euclério, sua equipe de secretários é “técnica e política”. Para definir as mudanças, ele tem se aconselhado muito com Shymenne. “Ela sabe tudo da administração. Gosto de ouvir a opinião dela.”
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)