Coluna Vitor Vogas
Projetos sobre Escola sem Partido são derrotados na Câmara de Vitória
Em votação acalorada e muito tumultuada nesta quarta-feira (15), projetos de Davi Esmael e de Leonardo Monjardim (Patriota) foram rejeitados pela maioria dos 15 vereadores: foram 8 votos contrários a ambos os projetos, incluindo alguns vereadores de direita e da base do prefeito Pazolini
Em clima de Fla-Flu político, o projeto Escola sem Partido foi derrotado na Câmara de Vitória, em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (15). Após uma longa e conturbada discussão iniciada na sessão ordinária às 9h30, os vereadores rejeitaram o projeto apresentado pelo vereador Davi Esmael (PSD) em 2017, por 8 votos a 4, além de uma abstenção.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em seguida, foi votado o projeto de Leonardo Monjardim (Patriota), apresentado em dezembro de 2022 e com objetivo semelhante. A proposta também foi rejeitada pelo plenário, por 8 votos a 3.
As sessões foram presididas pelo vereador Duda Brasil (União Brasil), vice-presidente da Mesa Diretora e também líder do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). O presidente, Leandro Piquet (Republicanos), faltou à sessão por motivo pessoal: o falecimento de um avô.
Votaram contra o projeto de Davi (8)
- Aloísio Varejão (PSB)
- Anderson Goggi (PP)
- André Moreira (PSol)
- Chico Rosken (Podemos)
- Karla Coser (PT)
- Luiz Paulo Amorim (Solidariedade)
- Maurício Leite (Cidadania)
- Vinicius Simões (Cidadania)
Votaram a favor do projeto de Davi (4)
- André Brandino (PSC)
- Davi Esmael (PSD)
- Leonardo Monjardim (Patriota)
- Luiz Emanuel Zouain (Cidadania)
Obs: O vereador Dalto Neves (PDT) se absteve. Duda Brasil não votou, por presidir a sessão.
Votaram contra o projeto de Monjardim (8)
- Aloísio Varejão (PSB)
- Anderson Goggi (PP)
- André Moreira (PSol)
- Chico Rosken (Podemos)
- Karla Coser (PT)
- Luiz Paulo Amorim (Solidariedade)
- Maurício Leite (Cidadania)
- Vinicius Simões (Cidadania)
Votaram a favor do projeto de Monjardim (3)
- Davi Esmael (PSD)
- Leonardo Monjardim (Patriota)
- Luiz Emanuel Zouain (Cidadania)
Obs: Dalto Neves e André Brandino preferiram não votar. Duda Brasil não votou, por presidir a sessão.
Atmosfera
Acaloradas e tumultuadas, as sessões foram assistidas in loco por apoiadores e críticos do projeto, que lotaram as galerias do plenário. O clima de acirramento e de paixão política foi tão intenso que as duas “torcidas” precisaram ser separadas: de um lado das galerias, ficaram os defensores do projeto; o outro foi reservado para aqueles contrários à matéria.
Antes do debate entre os vereadores, durante a Tribuna Popular, houve uma sucessão de discursos, também acalorados, feitos pelos representantes dos dois lados, incluindo professores e representantes do movimento Escola sem Partido.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.