fbpx

Coluna Vitor Vogas

Bolsonaro será homenageado na Ales. Magno diz que ele vem ao ES

Quatro deputados do PL querem entregar ao ex-presidente a mais alta honraria da Ales, “por serviços de excepcional relevância prestados à sociedade”

Publicado

em

Bancada do PL: Em primeiro plano, Assumção; atrás dele, Callegari e Lucas Polese. Crédito: Ales

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro fará uma visita ao Espírito Santo em novembro, em data ainda não definida. A informação é do senador Magno Malta e dos deputados estaduais Lucas Polese e Capitão Assumção, todos do Parrtido Liberal (PL), sigla de Bolsonaro. Durante a visita do ex-presidente, a bancada do partido na Assembleia pretende entregar a ele a mais alta homenagem concedida pelo Poder Legislativo do Espírito Santo: a ordem do mérito Domingos Martins, no grau de grã-cruz, “por serviços de excepcional relevância prestados à sociedade”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A indicação para a entrega da honraria foi protocolada na tarde dessa quinta-feira (26) por quatro dos cinco deputados da bancada do PL na Assembleia: Polese, Assumção, Wellington Callegari e Danilo Bahiense. O único que não assina é o deputado Zé Preto – que, embora bolsonarista, é aliado declarado do governo de Renato Casagrande (PSB).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A intenção dos deputados é entregar a homenagem pessoalmente, em solenidade no plenário da Assembleia, durante a passagem de Bolsonaro por Vitória.

Apesar de a data da visita do ex-presidente ainda não ter sido anunciada, uma fonte do PL informa ser possível que ele venha no dia 11 de novembro, acompanhando sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Michelle é presença confirmada no Encontro Estadual do PL Mulher. O evento ocorrerá em Vitória, em horário e local ainda não divulgados.

Nesta sexta-feira, a assessoria do senador Magno Malta, presidente estadual do PL, confirmou a vinda de Bolsonaro e ressaltou a importância do acontecimento para o partido:

“O ex-presidente Jair Bolsonaro, atual presidente de honra do Partido Liberal (PL), confirmou sua vinda ao Espírito Santo a convite do senador Magno Malta. Embora ainda não tenhamos uma data e local específicos definidos para esta visita, a programação está agendada para o mês de novembro. A expectativa em torno desse encontro é imensa, visto que representa um momento de convergência entre lideranças políticas de destaque em nosso estado.”

A justificativa da homenagem

Na indicação dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), os quatro deputados estaduais do PL justificam que Bolsonaro merece a homenagem porque seus quatro anos na Presidência foram “marcados por uma excelente gestão”. Eles citam números positivos da economia em 2021, segundo ano da pandemia do novo coronavírus:

“Bolsonaro governou o Brasil por 04 (quatro) anos, e seu mandato foi marcado por uma excelente gestão. Mesmo em meio a uma Pandemia e tantas falas controvérsias [sic], o Brasil registrou um crescimento econômico de 4,6% em 2021, o maior crescimento em 11 anos. O desemprego também caiu para 10,3%, o menor nível em cinco anos. Também investiu em segurança pública, como em conclusão de obras de infraestrutura paradas há tantos anos e construção de novas rodovias e ferrovias, além de tantos outros benefícios.”

Eles ainda mencionam “toda a contribuição [de Bolsonaro] para o desenvolvimento econômico do país”, “ascensão [do Brasil] no âmbito internacional” e a defesa dos “valores tradicionais brasileiros”:

“Por fim, diante de tudo que aqui fora mencionado, fica claro e evidente que o Sr. Jair Bolsonaro merece toda a homenagem que o nosso Estado posso [sic] lhe oferecer, tendo em vista toda a contribuição para o desenvolvimento do País e, além do mais, por ter sido um Presidente que defendeu os valores tradicionais brasileiros, Deus, Pátria, Família e Liberdade, e que colocou o País em ascensão no âmbito internacional”, argumentam os proponentes da homenagem, para concluírem:

“Ante a todo o exposto e por toda a contribuição dada pelo Sr. Jair Messias Bolsonaro ao longo de sua história até os dias de hoje, o indico para receber a Comenda Domingos Martins”.

A comenda Domingos Martins

A Ordem do Mérito Domingos Martins é considerada a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e apresenta cinco graus de importância: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Foi instituída por resolução de 1984.

Atualização

Logo após a publicação deste texto, a assessoria de comunicação da Assembleia informou que o Senhor Jair Messias Bolsonaro, na verdade, já foi agraciado com a mesma comenda em 2019, por iniciativa do deputado Danilo Bahiense (PL) e através da Resolução nº 6.220/2019.

A assessoria de Bahiense, por sua vez, informou que a comenda ainda não foi entregue. A medalha física está lá, no gabinete do deputado, aguardando a primeira oportunidade para ser entregue pessoalmente ao ex-presidente da República.

Assim, existem duas opções:

Os deputados do PL podem simplesmente aproveitar a ocasião da vinda de Bolsonaro para pôr no peito dele a medalha de ordem do mérito Domingos Martins que já existe e está lá, esperando por ele, no gabinete de Bahiense – o que faz muito mais sentido.

Ou, se preferirem, podem propor a Bolsonaro alguma outra homenagem que não a comenda de ordem do mérito Domingos Martins.