fbpx

Coluna Eliana Gorritti

Érica Neves: a determinação que quebrou barreiras e fez história na OAB-ES

A advogada tornou-se a mulher mais votada, um marco que não apenas consolidou sua força dentro da instituição, mas também pavimentou o caminho para a conquista que viria adiante

Publicado

em

Erica Neves e apoiadoras. Foto: Divulgação

Quando a advogada Érica Neves entrou na disputa pela presidência da OAB-ES pela primeira vez, deixou claro que não estava ali apenas para competir, mas para fazer história.Em 2021, tornou-se a mulher mais votada, um marco que não apenas consolidou sua força dentro da instituição, mas também pavimentou o caminho para a conquista que viria adiante.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Vitória histórica
No ano passado, Érica Neves transformou seu sonho em realidade e escreveu seu nome na história. Com 8.790 votos (53,8% dos válidos), tornou-se a primeira mulher a presidir a OAB-ES, um marco de representatividade e força. Agora, entre 2025 e 2027, ela liderará a instituição com a determinação que a trouxe até aqui.

À frente da advocacia capixaba, Érica Neves sinaliza uma gestão firme e comprometida com dois pilares essenciais: a valorização da classe, garantindo uma OAB acessível e representativa, e um posicionamento social ativo, reafirmando o papel da Ordem como defensora da democracia, dos direitos fundamentais e das pautas de interesse público.

Erica Neves assumiu o cargo no dia 1 de janeiro, mas a solenidade festiva será realizada no próximo dia 11 (terça) no Espaço Patrick Ribeiro.

Erica Neves. Foto: Divulgação

Erica Neves. Foto: Divulgação

Passos estratégicos
Neste primeiro mês de trabalho à frente da instituição ela já adotou medidas de impacto, entre elas a criação da Procuradoria de Prerrogativas, ampliando a defesa dos direitos da classe; e promoveu mudanças significativas na estrutura da OAB-ES, extinguindo e reduzindo nove taxas administrativas.

Entrevista: “Advocacia está abandonada em todo o ES”, diz Erica Neves – ES360

Liderança feminina
A primeira mulher a presidir a instituição tem se consolidado como uma liderança incansável na defesa da advocacia. Sempre presente nos debates cruciais para a classe, Érica Neves tem marcado sua gestão com abertura e participação. Uma de suas primeiras medidas foi reabrir a presidência e espaços institucionais, como o plenário, antes inacessíveis. Hoje, a advocacia circula com liberdade dentro da Ordem, simbolizando uma nova era de diálogo e representatividade—como na imagem histórica das mulheres reunidas na presidência.
Outro avanço importante foi a ampliação do acesso às salas de apoio da OAB-ES. A partir de agora, todos os advogados podem utilizá-las, independentemente de sua situação financeira com a Ordem. E, pensando em quem precisa regularizar pendências, a nova gestão implementou um programa inédito de apoio à advocacia, que oferece abatimento de 100% dos juros e 10% de desconto para quitação de dívidas.

Caminho
Sua trajetória comprova essa dedicação: graduada pela UFES, é especialista em Direito do Estado e Direito do Consumidor. Foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo, Secretária-Geral Adjunta da OAB-ES (2016-2018), Presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda (2016-2017) e membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio (2016-2018).

Lab Futuros Inovatives: liderança feminina impulsiona inovação – ES360

Cena inédita
O encontro no gabinete lotado de mulheres e até um bebê presente marcou um novo capítulo na história da instituição. Uma cena histórica na OAB-ES. “Precisamos acreditar que as decisões também nos pertencem”, afirmou com firmeza Érica Neves, presidente da Ordem.