Coluna Eliana Gorritti
Lab Futuros Inovatives: liderança feminina impulsiona inovação
O Lab Futuros Inovatives abre portas para talentos das periferias, transformando ideias em negócios de impacto social e ambiental
Com a expertise de Priscila Ricardo, pesquisadora, doutora e fundadora do Instituto Capixaba de Ciências e Administração (ICCA) e a visão transformadora de Priscila Gama, uma das principais lideranças em inovação social no estado, e fundadora do Instituto Das Pretas, o Lab Futuros Inovatives, surge como uma força impulsionadora de inovação e impacto social. O programa, iniciativa inédita no Espírito Santo, foi desenvolvido especialmente para jovens e adultos das periferias do Espírito Santo, com foco em territórios como o Território do Bem e as áreas atendidas pelo programa Estado Presente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O LabFuturos Inovatives é mais do que uma pré-aceleração, é um convite para os talentos das periferias transformarem suas ideias em negócios de impacto real”, explica Priscila Ricardo.
Mais do que um espaço de aprendizado, o Lab Futuros Inovatives é um movimento liderado por mulheres que acreditam na inovação como ferramenta de transformação social e ambiental. Com protagonismo feminino à frente, a iniciativa fortalece talentos, incentiva a criatividade e abre caminhos para um futuro mais sustentável e inclusivo no estado.
“O Lab Futuros é uma plataforma de confluência de acessos e oportunidades que convergem não só em novas ideias para promoção e para articulação de futuros sustentáveis possíveis para todos, incluindo a periferia, mas de ações mesmo. Não é uma chance só para a periferia, é também para iniciativa privada, para profissionais da área da inovação, articuladores culturais, movimentadores do impacto socioambiental, do ESG Corporativo e Público de se conectarem em comunidade e também beberem dessa fonte tão potente, que é a produção intelectual e altamente sustentável e escalável já produzida nas periferias e nos territórios vulnerabilizados”, diz Priscila Gama.
O Lab Futuros Inovatives conta com o apoio do Governo do Estado e recursos da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). O programa vai selecionar ao menos 20 projetos que tenham potencial para transformar as comunidades capixabas, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável. O projeto propõe uma imersão de aprendizado de sete meses em conhecimento e prática, totalizando mais de 150 horas de aulas, ideathons, meetups e mentorias, além de oferecer uma bolsa mensal de R$ 1.200,00 aos participantes durante o período do programa. As inscrições já estão abertas no site www.labfuturos.com.br.
“Com apoio financeiro, mentoria e capacitação, queremos provar que é possível empreender e mudar o mundo ao mesmo tempo”, apoia Priscila Ricardo.
Com a experiência e o protagonismo de duas mulheres o Lab Futuros Inovatives chega como um divisor de águas na construção de um Espírito Santo mais sustentável e inclusivo.
‘Acreditamos muito que negócios podem ser lucrativos e, ao mesmo tempo, transformar vidas e territórios.”, diz entusiasmada Priscila Ricardo.
“Então se a gente pensa que está dando certo em territórios que tem tão pouco acesso e tão poucas oportunidades, se essas ideias forem devidamente investidas e levadas aonde elas precisam ser levadas e articuladas, então qual é o tamanho que essa prosperidade pode gerar para todos nós? Eu vejo o Lab Futuros como essa válvula propulsora de transformação possível e próspera para todo mundo, de verdade!”, conclui Priscila Gama.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.