fbpx

BandNews FM

Fala Aí, Prefeito: Arnaldinho Borgo fala sobre obras em Vila Velha

Na BandNews FM, Arnaldinho Borgo compartilhou as recentes ações relacionadas à transparência e algumas das principais obras em andamento na cidade

Publicado

em

Arnaldinho Borgo conversa sobre as ações de governo durante os últimos quatro anos

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, compartilhou as recentes ações relacionadas à transparência e algumas das principais obras em andamento na cidade. Ouça:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

Transparência em Vila Velha

“Em 2020, a cidade de Vila Velha estava em 23º lugar em Transparência Pública. E agora, em 2024, somos a cidade mais transparente do Espírito Santo e do país”, afirmou Borgo. Segundo o prefeito, esse feito é fruto do trabalho incansável de sua equipe e da digitalização dos processos administrativos. “Depois de dois meses que eu virei prefeito, nós colocamos a digitalização na prefeitura de Vila Velha. A cidade hoje é a mais digital do Espírito Santo e a 14ª no país”, acrescentou.

A digitalização não só facilitou o acesso aos serviços, mas também permitiu uma melhor gestão dos indicadores e das políticas públicas. “Qualquer pessoa que quiser entender de qualquer política pública ou ação da prefeitura de Vila Velha, está disponível no nosso site”, explicou o prefeito. Essa transparência facilita o acompanhamento de gastos e investimentos, promovendo maior confiança da população.

Mudança da Feira Orgânica e Obras de Drenagem

Respondendo às perguntas dos ouvintes, Borgo comentou sobre a mudança da feira orgânica do Parque das Castanheiras para a Rua Alfredo Abreu, após a inauguração das ruas Diógenes de Malacarne e Alfredo Abreu. Ele enfatizou que a nova localização beneficiará tanto os feirantes quanto a população, melhorando a mobilidade urbana e oferecendo um espaço mais organizado com estacionamento adequado.

Sobre a Feira da Glória, o prefeito explicou que a mudança se deve às obras de drenagem na Rua Janô Barbato. “A comunidade pediu para fazer o recapeamento da Rua Janô Barbato, mas para que pudéssemos fazer isso, precisávamos trocar todo o manilhamento que estava afogado”, explicou. Borgo ressaltou a importância de resolver problemas de drenagem antes de recapiar as vias, garantindo assim um serviço de qualidade e duradouro.

Pavimentação de Bairros e Melhoria de Infraestrutura

Outro ponto abordado foi a pavimentação de Nova Cobilândia, bairro que ainda não tem nenhuma rua pavimentada. Borgo garantiu que todas as ruas do bairro serão pavimentadas assim que os caminhões pesados, que atualmente danificariam a nova pavimentação, pararem de trafegar pela área. “Nosso planejamento é entrar primeiramente no bairro de Nova Cobilândia para pavimentar o bairro inteiro”, afirmou.

O prefeito também comentou sobre a pavimentação e melhorias em Itapuera da Barra, destacando que, embora não possa mexer em certas áreas por serem unidades de conservação, o bairro está recebendo atenção especial com pavimentação e infraestrutura adequada. Ele mencionou que toda a região de Itapuera da Barra está sendo pavimentada, melhorando significativamente a qualidade de vida dos moradores.

Centro de Atendimento Integrado da Família

Finalizando a entrevista, Borgo falou sobre o Centro de Atendimento Integrado da Família, que será a nova sede da Apae em Araças. Com um investimento de R$ 22 milhões, a obra vai ampliar significativamente o atendimento às famílias de mães atípicas. “Vamos sair de 300 atendimentos para 1.400 famílias atendidas”, destacou o prefeito, reforçando o compromisso de justiça social e apoio às famílias.

Inclusão Social: Pessoas em Situação de Rua

O prefeito ainda falou sobre o compromisso da administração municipal com a população em situação de rua, explicando que, para a Prefeitura, essas pessoas não são invisíveis. “Nós trabalhamos exaustivamente para fazer o resgate dessas pessoas da rua. É fácil? Não é, senão nós já tínhamos acabado.”, afirmou.

Ele também mencionou a limpeza regular de áreas que são frequentemente usadas para descarte irregular de resíduos, e como a Prefeitura está trabalhando para educar a população sobre alternativas corretas para o descarte, como os ecopontos e o catamóvel.

“Em Vila Velha, nós temos os ecopontos que podem fazer o descarte. Em Vila Velha, nós temos o catamóvel que vai dia e horário na casa da pessoa buscar um móvel, um eletrodoméstico, dia e hora marcada e rápido.”

Além disso, o prefeito destacou a importância da campanha de educação ambiental da cidade para prevenir o descarte irregular e enfatizou que a Prefeitura não desistirá de ninguém em situação de rua.

Programa Anti-Tabagismo

Arnaldinho Borgo informou que o programa, promovido pela Saúde de Vila Velha, tem obtido resultados significativos, com 85% dos participantes largando completamente o vício e 15% reduzindo o consumo diário pela metade. Este programa é uma iniciativa dentro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e está disponível em 15 unidades de saúde da cidade.

“O grupo de apoio, iniciativa do programa anti-tabagismo, promovido pela Saúde de Vila Velha, acontece em 15 unidades de saúde da cidade, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.”

As unidades de saúde que oferecem o programa incluem Jaburuna, Coqueral de Itaparica, Araças, Ibes, Divino Espírito Santo, Jardim Colorado, Vila Garrido, Dom João Batista, Ataíde, Paul, São Torquato, Barramares, Ulisses Guimarães, Barra do Jucu e Ponta da Fruta. Para participar, os interessados devem se cadastrar em uma dessas unidades.

Projeto de Calçadão e Ciclovia

Outro ponto abordado foi o projeto do calçadão que ligará Itaparica à Ponta da Fruta, incluindo a interligação com a Ponte da Madalena, projeto esperado por moradores que desejam praticar atividades físicas e passear.

“Hoje já está em obra para o calçadão continuar até a Ponte da Madalena. Nós estamos falando de 3 km de calçadão e ciclovia até chegar à interligação com a Ponte da Madalena.”

O prefeito explicou que essa obra não permitirá a passagem de carros, pois grande parte do trajeto está dentro da unidade de conservação de Jacarenema. Ele também mencionou que o calçadão da Barra do Jucu ainda está em processo de licitação.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui