fbpx

BandNews FM

Conteúdo Especial Qualidade do Ar: confira a entrevista com Cláudio Denicoli

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o secretário de Meio Ambiente da Serra fala sobre as ações para melhoria da qualidade do ar no município

Publicado

em

Cuidar da qualidade do ar na Grande Vitória é uma das responsabilidades dos municípios, que adotam ações para aumentar o monitoramento, diminuir as emissões e preservar o meio ambiente. A Serra, que possui um importante polo industrial, pontua alguns passos essenciais para que o avanço nos níveis de controle atinja toda região metropolitana.

Um dos pontos essenciais é a participação conjunta das prefeituras, como destaca o secretário de Meio Ambiente do município, Cláudio Denicoli, em entrevista à BandNews FM Espírito Santo. Confira a entrevista completa:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

Tem que ter ações em conjunto, não adianta Serra ou Vitória ou Cariacica ou Vila Velha estarem trabalhando isoladamente, porque é como se fosse uma grande cidade, não dá pra discutir transporte, saúde, segurança, isoladamente e meio ambiente também, estamos muito próximos um do outro”, afirma Denicoli.

A previsão é que a Serra alcance até 2045 a marca de 1 milhão de habitantes, o que deve ampliar as demandas por qualidade de vida e impulsionar o desenvolvimento econômico. Para atingir os objetivos ambientais, o município aprovou recentemente um Plano Diretor Municipal Sustentável, como conta o secretário.

“Os planos que nós aprovamos agora, um PDMS sustentável, PDMS da Serra, Plano Diretor Municipal Sustentável, tô nessa linha que eu tô falando, revisamos a lei, o Código Municipal de Meio Ambiente, o Código de Obras, tudo planejando o município pra esse crescimento que vai acontecer muito grande nos próximos anos aí. E todo esse trabalho que a gente faz, a gente faz em parceria com a população”, destaca o secretário.

Sair da teoria e ir para a prática quando se tratam das ações de controle ambiental é outra ação apontada por Denicoli. Para o secretário, não basta ter uma legislação ambiental extensa, mas é necessário acima de tudo conversar com as empresas e acompanhar de perto como funcionam os mecanismos adotados.

Denicoli afirma que, hoje no município, o principal problema a ser enfrentado é a emissão de poluentes pela atividade industrial. Para isso, uma das necessidades é a renovação do parque industrial, destaca o secretário.

“Apesar de todo esforço e gasto que tem sido feito, a gente tem acompanhado e isso é louvável, mas não dá para se adaptar a uma planta da década de 60 com as necessidades que a gente tem hoje naquele local. E assim, a atividade lá de manuseio, de transformação, de mexida, de transporte desse tipo de material, sem que haja suspensão, sem que haja emissão”, pontua.

Os cuidados com a preservação da vegetação e fauna do município também são destacados pelo secretário. De acordo com Denicoli, a Serra possui hoje sete zonas de conservação ambiental e deve ganhar outras em breve.

Vale lembrar que os indicadores da qualidade do ar podem ser acompanhados no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente, iema.es.gov.br. No menu principal, clique em “Qualidade Ambiental” e escolha a opção “Qualidade do Ar”. Depois, vá no ícone “Índice de Qualidade do Ar”. Assim é possível verificar as condições do ar em cada ponte de monitoramento.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui