fbpx

BandNews FM

Programa Despoluir-ES reduz emissões no transporte de cargas

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, fala sobre as ações para melhoria da qualidade do ar

Publicado

em

A importância do controle de emissões no setor de transportes é um dos temas centrais para a discussão sobre a qualidade do ar na Grande Vitória. Um projeto da Federação das Empresas de Transportes do Estado (Fetransportes) visa combater esse tipo de poluição e diminuir os impactos da atividade no ar que respiramos. 

O coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, afirma que desde 1996 a entidade tem implementado ações para reduzir a poluição gerada pelos veículos no Espírito Santo. “Em 1996 nós iniciamos um trabalho com o projeto Economizar, que era em parceria com a Petrobras e com a CNP. Nós fomos de 96 até 2007 com o Economizar, e a partir de 2007 tornou-se o Despoluir, o programa ambiental do transporte. Já são 28 anos trabalhando em prol do meio ambiente e da redução das emissões”, destaca.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas

coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

Economia de combustível e redução da poluição

O programa Despoluir começou como uma iniciativa voltada para a economia de combustível, e depois se consolidou como um grande projeto ambiental, com resultados positivos na redução das emissões e no consumo de diesel no Espírito Santo. Aliás, o avanço na qualidade do diesel é um fator fundamental para a redução das emissões veiculares. Lamas explica como as melhorias no combustível têm contribuído para um meio ambiente mais limpo.

“Em relação às emissões, hoje nós temos o diesel S10, que é um diesel que polui bem menos. O S10 é porque ele possui dez partes por milhão de enxofre. Antigamente, o diesel principal consumido nos veículos era o diesel S500, que tinha 500 partes por milhão, então ele era muito mais poluente”, avalia.

A evolução do diesel S10 reflete a busca por tecnologias mais limpas e eficientes. Essa mudança contribui para um futuro com menos poluição e mais qualidade do ar nas cidades. A Fetransportes aponta como exemplo uma diminuição significativa na taxa de reprovação dos veículos que participam das avaliações ambientais. O coordenador do programa Despoluir destaca como o programa vem avançando na busca por um menor impacto ambiental.

“Quando iniciou o programa Economizar, em 1996, o índice de reprovação era bem alto, em torno de 20%, 25%. Hoje o índice de reprovação não chega nem a 1%. Só para se ter uma ideia, no ano passado nós atendemos a 1,4 mil transportadores, e esse ano, até outubro, nós já tínhamos atendido 1,2 mil. É um volume muito grande de empresas e autônomos”, destaca.

Adesão voluntária

O programa Despoluir também tem demonstrado grandes avanços na adesão e conscientização dos transportadores, com uma maior colaboração das empresas e profissionais autônomos, refletindo o compromisso do setor com a sustentabilidade. Além de ajudar a melhorar a qualidade do ar na Grande Vitória, a iniciativa da Fetransportes atua na busca pela eficiência do setor. João Paulo Lamas explica que a adesão ao programa, que é voluntária, traz impactos positivos na sociedade como um todo e também benefícios financeiros às empresas e autônomos.

“A participação no programa é voluntária. Não há uma obrigatoriedade legal em fazer o controle dessas emissões. Então, a gente sempre convida e explica os benefícios de aderir ao programa. O principal benefício para o transportador e para a sociedade é a redução das emissões de poluentes. Ele está consumindo também menos combustível, está gastando menos com manutenção. O veículo aprovado nos nossos testes recebe um atestado que garante que aquele motor está em perfeitas condições de uso e funcionamento”, pontua.

A adesão ao programa Despoluir é uma decisão estratégica tanto para as empresas quanto para o meio ambiente. Além de colaborar com a saúde pública, as empresas também economizam com a manutenção e combustível. Essa é mais uma iniciativa realizada no Espírito Santo na busca por um ar mais limpo.