fbpx

BandNews FM

Programa Despoluir-ES reduz emissões no transporte de cargas

Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, fala sobre as ações para melhoria da qualidade do ar

Publicado

em

A importância do controle de emissões no setor de transportes é um dos temas centrais para a discussão sobre a qualidade do ar na Grande Vitória. Um projeto da Federação das Empresas de Transportes do Estado (Fetransportes) visa combater esse tipo de poluição e diminuir os impactos da atividade no ar que respiramos. 

O coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, afirma que desde 1996 a entidade tem implementado ações para reduzir a poluição gerada pelos veículos no Espírito Santo. “Em 1996 nós iniciamos um trabalho com o projeto Economizar, que era em parceria com a Petrobras e com a CNP. Nós fomos de 96 até 2007 com o Economizar, e a partir de 2007 tornou-se o Despoluir, o programa ambiental do transporte. Já são 28 anos trabalhando em prol do meio ambiente e da redução das emissões”, destaca.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas

coordenador do programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas

Receba as informações da BandNews ES no grupo da Rádio.

Economia de combustível e redução da poluição

O programa Despoluir começou como uma iniciativa voltada para a economia de combustível, e depois se consolidou como um grande projeto ambiental, com resultados positivos na redução das emissões e no consumo de diesel no Espírito Santo. Aliás, o avanço na qualidade do diesel é um fator fundamental para a redução das emissões veiculares. Lamas explica como as melhorias no combustível têm contribuído para um meio ambiente mais limpo.

“Em relação às emissões, hoje nós temos o diesel S10, que é um diesel que polui bem menos. O S10 é porque ele possui dez partes por milhão de enxofre. Antigamente, o diesel principal consumido nos veículos era o diesel S500, que tinha 500 partes por milhão, então ele era muito mais poluente”, avalia.

A evolução do diesel S10 reflete a busca por tecnologias mais limpas e eficientes. Essa mudança contribui para um futuro com menos poluição e mais qualidade do ar nas cidades. A Fetransportes aponta como exemplo uma diminuição significativa na taxa de reprovação dos veículos que participam das avaliações ambientais. O coordenador do programa Despoluir destaca como o programa vem avançando na busca por um menor impacto ambiental.

“Quando iniciou o programa Economizar, em 1996, o índice de reprovação era bem alto, em torno de 20%, 25%. Hoje o índice de reprovação não chega nem a 1%. Só para se ter uma ideia, no ano passado nós atendemos a 1,4 mil transportadores, e esse ano, até outubro, nós já tínhamos atendido 1,2 mil. É um volume muito grande de empresas e autônomos”, destaca.

Adesão voluntária

O programa Despoluir também tem demonstrado grandes avanços na adesão e conscientização dos transportadores, com uma maior colaboração das empresas e profissionais autônomos, refletindo o compromisso do setor com a sustentabilidade. Além de ajudar a melhorar a qualidade do ar na Grande Vitória, a iniciativa da Fetransportes atua na busca pela eficiência do setor. João Paulo Lamas explica que a adesão ao programa, que é voluntária, traz impactos positivos na sociedade como um todo e também benefícios financeiros às empresas e autônomos.

“A participação no programa é voluntária. Não há uma obrigatoriedade legal em fazer o controle dessas emissões. Então, a gente sempre convida e explica os benefícios de aderir ao programa. O principal benefício para o transportador e para a sociedade é a redução das emissões de poluentes. Ele está consumindo também menos combustível, está gastando menos com manutenção. O veículo aprovado nos nossos testes recebe um atestado que garante que aquele motor está em perfeitas condições de uso e funcionamento”, pontua.

A adesão ao programa Despoluir é uma decisão estratégica tanto para as empresas quanto para o meio ambiente. Além de colaborar com a saúde pública, as empresas também economizam com a manutenção e combustível. Essa é mais uma iniciativa realizada no Espírito Santo na busca por um ar mais limpo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui