fbpx

Dia a dia

Aquaviário: mais de 160 viagens e 8 mil passageiros na 1ª semana

O sistema aquaviário da Grande Vitória entrou em funcionamento oficial na última segunda-feira com dois barcos

Publicado

em

O sistema aquaviário entrou em funcionamento na última segunda-feira. Foto: Divulgação (Governo do ES)

No próximo domingo (27) vai completar uma semana de inauguração do novo sistema aquaviário da Grande Vitória. Até a última quinta-feira, mais de oito mil passageiros já tinham embarcado nas lanchas que fazem a travessia entre Vitória, Vila Velha e Cariacica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Embora tenha registrado atrasos em alguns horários, a Ceturb-ES informou que todas os itinerários previstos foram realizadas e não houve nenhum cancelamento. Ao todo, foram quase 170 viagens.

Na segunda-feira, primeiro dia oficial de funcionamento, 1.315 passageiros utilizaram as lanchas. A quarta-feira (23) foi o dia com maior movimento, com 2.476 passageiros utilizando o sistema durante todo o dia.

Por ser a estação que recebe as duas linhas (401 e 402), a Praça do Papa, em Vitória, foi a que teve o maior número de passageiros embarcando e desembarcando. Foram 4.042 no total.

Já na estação de Porto de Santana, em Cariacica, foram 1.468 passageiros e 2.633 na Prainha, em Vila Velha.

O diretor presidente da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos, afirmou que a movimentação nessa primeira semana do aquaviário superou as expectativas. “Tanto pela quantidade de passageiros como pelo grau de satisfação dos usuários. Sabemos, porém, que alguns ajustes ainda precisam e serão feitos. O Aquaviário oferece uma gama gigantesca de possibilidades e o nosso objetivo é otimizar todo esse potencial”, frisou.

Em relação aos atrasos das viagens, a Ceturb-ES lembrou que a operação das lanchas pode sofrer interferência da movimentação de navios na Baía de Vitória, já que eles têm a prioridade de circulação.

“Dessa forma, poderá ser necessário readequar horários para obedecer às orientações das autoridades marítimas”, informou.

A tarifa é a mesma do Transcol, ou seja R$ 4,50, e os dois sistemas serão integrados.

Quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso, será necessária a utilização do CartãoGV.

Embarcações:

Embarcação Moxuara: Com capacidade para 98 passageiros, possui ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.

Embarcação Penedo: Com capacidade para 80, possui ar-condicionado, banheiro e também oferece espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui