TV Capixaba
Vitória recebe Campeonato Brasileiro de Vela Optimist em janeiro
O Campeonato Brasileiro de Vela Optimist reunirá jovens atletas em Vitória, promovendo o esporte e o turismo capixaba
Em janeiro, o Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória, receberá o Campeonato Brasileiro de Vela Optimist, um dos mais tradicionais eventos de vela do país. Com previsão de mais de 300 atletas de 7 a 14 anos, o evento também contará com a participação de competidores internacionais da Argentina e dos Estados Unidos. A competição ocorrerá entre os dias 4 e 14 de janeiro, mas antes disso, entre os dias 19 e 22 de dezembro, será realizado o período de aquecimento, quando os atletas poderão conhecer as condições locais e se adaptar à raia de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista ao EStúdio 360, o Comodoro do Iate Clube do Espírito Santo, Fabiano Pereira, explicou que a primeira fase do campeonato, que ocorre de 4 a 7 de janeiro, será dedicada aos estreantes, jovens competidores que participam pela primeira vez de um torneio brasileiro. A segunda fase, de 7 a 14 de janeiro, reunirá atletas mais experientes, já habituados com as competições.
A embarcação Optimist e as exigências da competição
A vela Optimist, que dará nome à competição, é uma embarcação pequena e ideal para crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos. “É uma porta de entrada para o esporte”, comentou Victor dos Santos Neves Filho, diretor de vela do Iate Clube, em entrevista ao EStúdio 360. Segundo ele, o barco é projetado para ser mais seguro e fácil de manobrar para os jovens competidores, permitindo que eles participem das regatas sozinhos, com o auxílio dos técnicos para segurança.
A competição, de acordo com Pereira, envolve regatas com um formato conhecido como “barla-sota”, que inclui a navegação entre duas boias posicionadas em linha reta. Os velejadores precisam vencer o vento contra antes de retornar para o ponto de partida, enfrentando condições variadas da água e do vento. As regatas acontecem durante o dia, entre 11h e 15h, podendo incluir até três provas diárias.
Impacto no turismo e esporte capixaba
O evento também tem grande impacto na economia local, movimentando o turismo em Vitória. “Além de fomentar o esporte, o campeonato ajuda a promover o estado do Espírito Santo como um polo náutico”, afirmou Victor. O diretor destacou que a cidade tem o clima ideal para a vela, com ventos fortes que desafiarão os competidores.
O Iate Clube também investe no desenvolvimento de novos talentos locais por meio da Escolinha de Vela. Atualmente, 120 crianças em situação de vulnerabilidade social são atendidas pelo projeto, que oferece aulas gratuitas de vela. “O objetivo é formar futuros campeões e incentivar a prática do esporte entre os jovens capixabas”, destacou Fabiano.
Competição de vela como vitrine para novos talentos
Este ano, sete atletas capixabas estarão competindo no Campeonato Brasileiro de Vela Optimist. Embora as expectativas sejam altas, Neves Filho acredita que o evento é mais do que uma disputa, sendo uma oportunidade para os jovens se desenvolverem tanto no aspecto técnico quanto no emocional. “A vela ensina disciplina e autoconfiança, além de proporcionar uma relação direta com o mar”, comentou o diretor de vela.
A competição também é uma vitrine para outros tipos de embarcação, como o Laser (atualmente denominado Ilca), para onde muitos dos jovens atletas podem migrar após o Optimist. O Campeonato Brasileiro de Vela Optimist, que ocorrerá em janeiro, é, portanto, uma oportunidade não apenas para os atletas se destacarem, mas também para o estado do Espírito Santo se consolidar como um importante polo náutico no Brasil.
Veja também
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui