TV Capixaba
Transtornos alimentares: quando comer demais vira doença?
Quando os famosos passam a sofrer desses transtornos, perdendo controle na hora de comer ou até descontando algum vazio na comida, esse assunto logo chama atenção
O dia 26 de janeiro é marcado como o dia da gula e uma boa reflexão para esse dia é se tem diferença entre cometer um excesso de vez em quando e sofrer de um transtorno alimentar. Qual é o limite? Quando os famosos passam a sofrer desses transtornos, perdendo controle na hora de comer ou até descontando algum vazio na comida, esse assunto logo chama atenção. Mas quando gula vira doença física e mental?
A linha é muito tênue entre o comportamento compulsivo e a vontade de comer uma guloseima. A compulsão é norteada pelo hábito de não conseguir controlar e, muitas vezes, é motivado através da ansiedade, que traz esse comportamento de necessidade, e o ócio, quando há o sentimento de vazio.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
É importante destacar que gula e compulsão não são a mesma coisa. A pessoa gulosa é aquela que come de tudo em grande volume, mas tem controle sobre isso, diferente de quem tem um transtorno alimentar.
No caso da compulsão, obesidade, bulimia, diabetes e hipertensão são problemas que serão decorrentes desses hábitos alimentares. O emocional será a porta de entrada dos problemas decorrentes desses problemas. O psicólogo Patric Barbosa explica como identificar esses transtornos.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> É possível melhorar o valor da aposentadoria pelo INSS?
> EDP alerta para riscos de soltar pipa perto da rede elétrica
> Sem Spoiler: as estreias de filmes e séries do final de semana
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui