fbpx

TV Capixaba

EDP alerta para riscos de soltar pipa perto da rede elétrica

Município de Cariacica representou 65% das ocorrências, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus

Publicado

em

Em meio às férias escolares, um alerta para quem tem criança em casa que gosta de soltar pipas. Estamos falando de praticar essa brincadeira perto da rede elétrica. Só em 2023, mais de 163 mil consumidores de 70 municípios capixabas sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas que ficam presas na fiação. São em média duas ocorrências por dia.

O município de Cariacica representou 65% das ocorrências, seguido por Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. A Grande Vitória, incluindo as cidades de Cariacica, Vila Velha e Serra, foi a mais afetada, com 487 incidentes e mais de 116 mil clientes impactados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Qualquer tipo de pipa pode danificar as redes, não só a com cerol. Elas danificam a camada de proteção dos cabos, gerando o rompimento desses fios. Esses incidentes não danificam apenas os cabos, mas também colocam em risco a vida das crianças.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

A principal recomendação é não tentar retirar as pipas da rede elétrica. Não utilizar cabos de vassoura para puxar os fios ou subir na laje para tentar pegar a pipa. Manter a distância é a melhor maneira de se prevenir visto que esses fios podem gerar choques elétricos. O gestor da EDP, Filipe Lima, faz um alerta sobre os riscos.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> É possível melhorar o valor da aposentadoria pelo INSS?
> Sem Spoiler: as estreias de filmes e séries do final de semana
> Transtornos alimentares: quando comer demais vira doença?


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui