fbpx

TV Capixaba

​Procon-VV dá orientações para compras seguras no Dia das Mães

Já está em cima da hora para comprar o presente, mas como muita gente deixa mesmo pros 45 do segundo tempo, é importante seguir algumas dicas de compras

Publicado

em

O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (12). Já está em cima da hora para comprar o presente, mas como muita gente deixa mesmo para os 45 do segundo tempo, é importante seguir algumas dicas de compras. O superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, traz algumas orientações para garantir uma compra segura, especialmente em um período de grande movimento no comércio.

Ele enfatiza o direito de arrependimento em compras pela internet, ressaltando a importância do consumidor em exercer esse direito caso o produto recebido não atenda às expectativas. Além disso, destaca que o Código de Defesa do Consumidor oferece um prazo de 7 dias para essa solicitação, mas ressalta a necessidade de uso razoável do produto.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Já no caso de entregas programadas, como flores ou cestas de café da manhã, Alves destaca a importância de registrar detalhes como horário e itens inclusos, para evitar frustrações. Ele ressalta que, se a entrega não ocorrer conforme combinado, o consumidor tem direito ao ressarcimento, conforme o Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

A questão das franquias também é abordada, e mesmo em redes diferentes, o consumidor tem o direito de trocar produtos em qualquer unidade, de acordo com o Artigo 18 do Código. O superintendente destaca a responsabilidade solidária entre as unidades e a importância de garantir os direitos do consumidor em casos de problemas.

Sobre atrasos na entrega, se o prazo não for cumprido, o consumidor pode exigir o cumprimento da oferta ou até mesmo o ressarcimento do valor, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Alves destaca que o prazo de entrega influencia diretamente na decisão de compra e, se não for cumprido, configura uma prática abusiva.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> “Solidariedade é um ato político”, diz psicólogo sobre tragédia no RS
> Sem Spoiler: novo ‘Planeta dos Macacos’ e outras estreias
> Igor Colombo lança primeiro álbum nas plataformas digitais


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui