TV Capixaba
Prefeitura de Vitória faz estudo para melhorar o trânsito na capital
Estudo realizado sobre o assunto reúne dados sobre transporte, trânsito e circulação para embasar melhorias na mobilidade urbana
A Prefeitura de Vitória está promovendo uma discussão sobre a mobilidade urbana, envolvendo a comunidade. Na próxima semana, lideranças comunitárias, vereadores e especialistas irão debater propostas para modernizar o trânsito da capital, com base em um estudo detalhado que mapeou cerca de 178 km de vias, incluindo calçadas, e identificou desafios e oportunidades.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista ao EStúdio 360 desta sexta-feira (6), o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, explicou que o diagnóstico revela que a última análise dessa magnitude foi realizada em 2008, destacando a urgência de atualizar as estratégias de transporte. O objetivo é integrar diversos modais, como transporte coletivo, bicicletas e viagens a pé, considerando as peculiaridades geográficas e a alta densidade populacional da cidade.
Redução de impactos
Uma das medidas propostas é a implementação de sistemas binários em bairros como Jardim da Penha e Jardim Camburi. Esse modelo transforma ruas em vias de mão única, otimizando a fluidez do trânsito e reduzindo os tempos de espera nos semáforos. Além disso, 100% dos semáforos da cidade agora estão conectados à central de monitoramento, garantindo manutenção contínua e ajustes dinâmicos.
Outro destaque é a criação de trajetos mais curtos, conhecidos como “percurso negativo”, que minimizam deslocamentos desnecessários. Essa solução já foi aplicada em pontos estratégicos, aliviando congestionamentos locais. A cidade também busca incentivar o uso de bicicletas, com a expansão do programa Bike Vitória e o lançamento do projeto Bike Social, que oferecerá gratuidade para pessoas cadastradas no CadÚnico.
Transporte coletivo
A revisão da mobilidade urbana envolve ouvir a sociedade, incluindo motoristas, taxistas e usuários de aplicativos. Essa colaboração já resultou na ampliação de pontos de conversão à direita, facilitando o fluxo em cruzamentos movimentados. Apesar disso, desafios educacionais ainda existem, com muitos motoristas desconhecendo novas sinalizações.
No transporte coletivo, o estudo identificou uma participação estagnada de 20% no deslocamento urbano. Para reverter esse cenário, melhorias na qualidade do serviço e expansão de ciclovias estão em pauta. A modernização semafórica também contribuirá para uma melhor experiência nos corredores de ônibus, otimizando os deslocamentos.
Confira a entrevista completa
Veja também
- Nota fiscal com CPF garante prêmios e ajuda instituições no ES
- Sem Spoiler: animação de ‘O Senhor dos Anéis’ e outros lançamentos
- Justiça determina reintegração de funcionário dispensado por etarismo
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui