fbpx

TV Capixaba

Número de casos de hanseníase aumenta no ES. Veja os sintomas

No ano passado, foram pelo menos 20 mil novos pacientes com a doença. A Secretaria de Saúde acredita que o número é maior pelas subnotificações

Publicado

em

O número de casos de hanseníase aumentou no Espírito Santo. No ano passado, foram pelo menos 20 mil novos pacientes com a doença. A Secretaria de Saúde acredita que o número é ainda maior por conta de subnotificações, ou seja, existem muitas pessoas que nem sequer sabem que tem a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, que se manifesta através de manchas mais claras do que a pele que apresentam ausência ou diminuição da sensibilidade. A doença atinge também os nervos periféricos das mãos, em que é possível sentir formigamentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ela é contagiosa em contatos prolongados, ou seja, pessoas que convivem diariamente com algum diagnosticado podem desenvolver a doença. A transmissão pode ser por tosse ou espirro mas a doença tem tratamento e cura.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

É extremamente importante diagnosticar o mais rápido possível para controlar logo a partir das primeiras medicações, a transmissão. A coordenadora estadual do Programa Hanseníase, mestre e enfermeira, Dijoice Prates Bezerra, explica quais são os sintomas da doença.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Frei detalha as novidades para Festa da Penha 2024
> Entenda a situação dos municípios após as fortes chuvas no ES
> Paratleta do ES busca doações para competir em Tóquio
> Veja os destaques do esporte capixaba com Ferreira Neto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui