fbpx

TV Capixaba

Jovem capixaba busca apoio para estudar música clássica em Milão

Após vencer desafios e ser aprovado com nota 10, o violonista Lucas Rodrigues precisa arrecadar fundos para realizar o sonho de estudar na Itália

Publicado

em

Lucas Rodrigues está prestes a levar o som do violão clássico capixaba para Milão! Foto: Rafael Nery

Lucas Rodrigues está prestes a levar o som do violão clássico capixaba para Milão! Foto: Rafael Nery

O capixaba Lucas Rodrigues, de 24 anos, morador da Serra, sonha em levar sua paixão pelo violão clássico para Milão, na Itália. Recém-aprovado na prestigiosa Scuola di Musica Claudio Abbado, ele agora precisa arrecadar cerca de R$ 9 mil para cobrir os custos de matrícula, passagem e documentação. O prazo é curto: até sexta-feira (20), o jovem tem que pagar a primeira parcela da anuidade da escola italiana.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Lucas contou sua trajetória de superação e conquistas em entrevista ao Estúdio 360. Ele relatou como a música entrou em sua vida e mudou seus rumos, começando com a participação no projeto “Orquestra de Violões nas Escolas”, ainda no ensino médio, em Cariacica. “Eu sabia que queria algo mais intenso do que funk, rap ou tatuagens. Quando conheci a música clássica, percebi que era isso que corria nas minhas veias”, afirmou Lucas, que está em campanha para levantar fundos e realizar o sonho de estudar na Europa.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

A importância da música na vida de Lucas

A jornada de Lucas Rodrigues não foi fácil. Em 2014, ao ingressar na Escola São João Batista, ele foi apresentado à música clássica por meio do projeto nas escolas. O interesse pelo violão despertou e, a partir de então, ele dedicou seu tempo e esforço para aperfeiçoar suas habilidades. “A música clássica me fisgou quando vi meu professor tocando no Quarteto Vitória de Violões”, lembra o jovem.

A pandemia, no entanto, trouxe desafios inesperados. Lucas precisou interromper os estudos e se afastar do violão. Foram três anos sem poder praticar o que mais amava. “Estava perdido, sem rumo”, relembra. Porém, ao retornar à Serra, ele decidiu retomar seus estudos na Orquestra de Violões da Escola Professor João Loyola. Esse retorno foi decisivo para o próximo passo em sua carreira musical.

Aprovação com nota 10 na Itália

Com a dedicação restaurada, Lucas intensificou seus estudos e, após meses de preparação, foi aprovado com nota 10 para estudar música clássica na Scuola di Musica Claudio Abbado, uma das instituições mais tradicionais da Itália, com mais de 160 anos de história. “Foram meses de trabalho duro. Estudava violão por seis horas ao dia, além de me dedicar ao italiano e à teoria musical”, explica Lucas.

Em entrevista ao Estúdio 360, ele detalhou como se preparou para a prova. “Foquei em um repertório que incluía desde música popular brasileira até peças de compositores como Johann Sebastian Bach”, conta. Agora, Lucas precisa do apoio da comunidade para dar o próximo passo em sua jornada musical.

Campanha de arrecadação

Além de compartilhar sua história emocionante nas redes sociais, Lucas criou uma campanha de arrecadação online. Segundo ele, a ajuda de amigos, familiares e até desconhecidos já foi fundamental, mas ainda é necessário mais apoio financeiro para cobrir os custos. “Ainda não conseguimos arrecadar tudo, mas estou confiante de que vamos chegar lá”, afirma.

Para contribuir, basta acessar o perfil oficial de Lucas Rodrigues no Instagram, onde ele divulga informações detalhadas sobre a campanha. “Qualquer valor faz a diferença e me aproxima desse sonho”, conclui o jovem, que já está de olho no próximo acorde – desta vez, em Milão.

Veja também


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui