TV Capixaba
Ifes recebe patente verde por criação de equipamento para compostagem
Sistema compacto foi desenvolvido para atender às necessidades das pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve sua primeira patente verde, um título relacionado a eventos tecnológicos de sustentabilidade. Trata-se de um equipamento para compostagem doméstica chamado Mobio. Jacqueline Bringhenti, Cátia Broeto Miller e Rafaela Recla Cometti, que estiveram envolvida no projeto, explicam a utilidade do equipamento.
O sistema compacto foi desenvolvido para atender às necessidades das pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, onde o espaço para compostagem é limitado. O Mobio foi projetado para ser prático e esteticamente agradável, permitindo que seja integrado aos ambientes domésticos, como varandas ou salas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ele funciona em módulos, onde o usuário pode adicionar quantas gavetas forem necessárias para atender à demanda de compostagem da família. Cada gaveta tem um espaço para colocar resíduos orgânicos e materiais secos, facilitando o processo de decomposição.
O diferencial do Mobio está em sua abordagem interdisciplinar, que uniu conhecimentos em tecnologias sustentáveis, saúde ambiental e design. O projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos e continua em evolução, buscando tornar-se acessível a um público mais amplo. A ideia é que, no futuro, o Mobio seja uma patente social, permitindo que as pessoas possam imprimir e utilizar o equipamento em suas casas, contribuindo assim para a prática da compostagem e para a promoção da sustentabilidade.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Setor de artesanato movimenta até R$ 2 bi por ano no país
> Empresas investem em tratamentos para evitar burnout. Entenda
> Emissão da nova identidade começa oficialmente em abril no ES
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui