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Espírito Santo avança e tem um dos melhores ensinos públicos do país

Segundo dados do IDEB, o estado alcançou o primeiro lugar no ranking de qualidade do ensino médio estadual, refletindo os investimentos em educação integral

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Para saber mais sobre os índices alcançados pelo Espírito Santo foi convidado o subsecretário de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Marcelo Lema.

Para saber mais sobre os índices alcançados pelo Espírito Santo foi convidado o subsecretário de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Marcelo Lema.

O Espírito Santo atingiu um marco significativo na educação ao alcançar a primeira posição entre as redes estaduais de ensino médio do país, conforme divulgado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nesta semana. O resultado reflete o compromisso do estado com a melhoria contínua da qualidade do ensino, especialmente na rede pública.

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Rede estadual à frente no ensino médio

Em entrevista ao EStúdio 360, o subsecretário de planejamento e avaliação da Secretaria de Educação (SEDU), Marcelo Lema, explica que o Espírito Santo se destacou como a melhor rede de ensino médio do Brasil, atendendo cerca de 100 mil estudantes. Embora o Paraná tenha liderado ao considerar todas as redes de ensino (pública, privada e federal), o Espírito Santo se sobressaiu exclusivamente na rede pública estadual.

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Essa distinção se deve, em parte, ao fato de 30% dos estudantes capixabas concluírem o ensino médio por meio da educação profissional, um fator que não pode ser desconsiderado nos resultados finais. Essa integração, que inclui tanto a formação acadêmica quanto a profissional, é um diferencial importante para o estado.

A importância da cooperação entre estado e municípios

A colaboração entre o estado e os municípios também tem sido crucial para o sucesso educacional do Espírito Santo. Embora o ensino médio seja de responsabilidade exclusiva do estado, o ensino fundamental é majoritariamente gerido pelos municípios. Para garantir uma trajetória educativa de qualidade desde o início da vida escolar, o estado tem investido na infraestrutura escolar e na formação de professores, além de promover programas de ensino integral.

Essa cooperação é essencial para corrigir defasagens educacionais antes que os alunos cheguem ao ensino médio. A integração entre as esferas estadual e municipal assegura que os estudantes recebam o suporte necessário para concluir a educação básica com sucesso, refletindo-se nos bons resultados do Ideb.

Medidas para combater a evasão escolar e personalizar o ensino

Durante a pandemia, o Espírito Santo enfrentou desafios significativos, como a alta taxa de evasão escolar no ensino médio. Para combater esse problema, a Secretaria de Educação implementou uma série de iniciativas voltadas para a manutenção do vínculo dos alunos com a escola. Essas ações incluíram o uso de tecnologia, atividades não presenciais e apoio às famílias mais vulneráveis.

Além disso, foi criada uma gerência específica para a busca ativa de estudantes que abandonaram ou correm o risco de abandonar a escola. Essa estratégia envolve a participação de agentes de integração escolar, que trabalham diretamente com a comunidade para identificar e solucionar problemas que possam impedir os alunos de frequentar a escola.

Graças a essas medidas, muitos estudantes puderam retornar às aulas, embora enfrentando defasagens significativas de aprendizagem. Para lidar com isso, o estado tem adotado um ensino personalizado, buscando garantir que todos os alunos, independentemente de suas circunstâncias, possam concluir a educação básica com êxito.

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