fbpx

TV Capixaba

ES registra aumento em atendimento de assistência toxicológica

No Espírito Santo, os casos mais comuns de intoxicação são de medicamentos. Ansiolíticos, analgésicos e antidepressivos são os mais frequentes

Publicado

em

Você sabe o que é um animal peçonhento? E sabe o que fazer caso você ou algum familiar tenha contato com esses animais? Ou se tivesse apresentando um quadro de intoxicação pelo veneno? Aqui no Espírito Santo existe o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). Pelo quarto ano consecutivo, o Ciatox registrou aumento nos atendimentos. De menos de oito mil para 2020, para mais de 11.400 em 2023, um acréscimo de 44%. O médico do CIATox Nixon Souza Sesse explica os motivos desse aumento.

No Espírito Santo, os casos mais comuns de intoxicação são de medicamentos. Ansiolíticos, analgésicos e antidepressivos são os mais frequentes. Em segundo, são os animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas. Em terceiro, os produtos de limpeza de casa, como alvejantes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Centro é um serviço público que funciona por teleconsultoria, em regime de plantão ininterrupto (24 horas) e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêutico alem de acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem e farmácia.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Combater facções e homicídios são as missões de Eugênio Ricas
> Casos de ataques cardíacos e derrames aumentam durante a folia
> Usp, Unicamp e Ufes: jovem do ES passou nas melhores universidades do país