fbpx

TV Capixaba

Energia furtada no ES abasteceria uma cidade como Viana

Essa prática não se restringe a determinadas áreas, atingindo todos os tipos de clientes, desde comerciais até residenciais e industriais

Publicado

em

O furto de energia é uma prática mais comum do que se imagina. Um balanço realizado pela EDP revelou que, de janeiro a abril deste ano, a quantidade de energia recuperada nas fiscalizações seria suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Viana por um mês. Durante esses meses, foram realizadas sete mil inspeções em 70 municípios do Estado. O furto, além de ser considerado crime, pode representar um risco para as famílias. O gestor da EDP, Bruno Mendonça, explica o motivo.

Essa prática não se restringe a determinadas áreas, atingindo todos os tipos de clientes, desde comerciais até residenciais e industriais. É comum encontrar casos de ambulantes e food trucks utilizando energia dos postes sem autorização adequada. Esses casos são identificados através de um sistema automatizado e denúncias, sendo que a empresa conta com equipes treinadas para investigar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 da Constituição, podendo resultar em pena de um a quatro anos de reclusão. Além das questões legais, o maior problema é o risco para a segurança das pessoas, que podem sofrer acidentes graves. Casos de manipulação dos medidores são comuns, onde as pessoas tentam desviar a energia consumida.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

Em relação às consequências financeiras, tudo o que não é registrado, é cobrado retroativamente do consumidor infrator. Isso pode resultar em valores astronômicos, como ocorreu em um caso de roubo de energia por uma empresa. O prejuízo financeiro é compartilhado entre todos os consumidores, conforme determina a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Apesar de ser mais comum na Grande Vitória devido ao maior volume de clientes, o furto de energia também ocorre no interior do estado. Para denunciar, existe o site da EDP além do telefone 0800 721 0707.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Capixaba Hugo Cibien se prepara para nova etapa da StockCar Series
> Rótulos de vinhos de países menos conhecidos ganham mercado no ES
> Copa ES e Brasileirão: veja os destaques com Ferreira Neto


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui