fbpx

TV Capixaba

Dengue: combate ao mosquito é a maneira mais eficaz de prevenção

Apesar da dengue ser uma doença endêmica, que se arrasta ao longo do ano, existe um período sazonal

Publicado

em

Em todo país já são quase 350 mil casos suspeitos de dengue e 36 mortes confirmadas. Já começa a faltar vacina nas clínicas particulares. O Laboratório Takeda, o único que produz a vacina, já anunciou que a prioridade é distribuir as doses ao SUS. No Espírito Santo, foram registrados quase 13 mil casos só neste ano. O número é do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, sendo uma incidência alta e preocupante. A infectologista Ana Carolina D’Ettorres explica que vários casos da doença acontecem por descuido dentro da própria casa.

Apesar da dengue ser uma doença endêmica, que se arrasta ao longo do ano, existe um período sazonal. Tradicionalmente há um período de aumento no número de casos no verão por conta das chuvas e do calor, que favorece o desenvolvimento do mosquito.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Não existe um fator que justifique todo o aumento deste ano, mas é uma combinação que faze com que aumente a reprodução do mosquito. Os sintomas da dengue até podem se misturar com o de outras doenças. Dores musculares intensas, manchas pelo corpo e febre são algumas das maneiras de identificar a doença.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

O controle do mosquito é um grande desafio de saúde pública e, por isso, é importante que a comunidade faça sua parte, observando o quintal e procurando focos de mosquito dentro de casa. O fumacê pode ser um instrumento de auxílio, entretanto a capacidade de matar o mosquito é baixíssimo, por isso fazer a limpeza de casa é mais eficaz.

Veja outros destaques do EStúdio 360
> Projeto de Lei quer o fim do benefício da “saidinha”. Entenda
> Capixaba de 12 anos coleciona medalhas na ginástica rítmica
> Nutricionista dá dicas para desinflamar o corpo após o Carnaval


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui