TV Capixaba
Custo das “canetas emagrecedoras” impedem tratamento da obesidade
Obesidade é uma doença crônica e progressiva, mas multifatorial, impactada pela genética e pelo estilo de vida
Os medicamentos para emagrecer nas farmácias estão cada vez mais caros, se tornando um obstáculo para quem recorre a essa estratégia para o emagrecimento. Cada caneta custa em média R$ 1 mil. Mesmo assim, as “canetas emagrecedoras” viraram febre e chegaram a ficar em falta nas farmácias. Mas o uso indiscriminado, sem orientação médica, preocupa. Será que qualquer pessoa com sobrepeso tem indicação? A endocrinologista Lusanere Cruz tira essa e outras dúvidas sobre o assunto.
A obesidade é uma doença crônica e progressiva, entretanto são poucas medicações que podem ser utilizadas para ajudar no tratamento. Atualmente, existem remédios eficientes com poucos efeitos colaterais, mas de alto custo. A discussão agora é saber como irão transformar esses medicamentos caros em gratuitos pelo SUS. Já existe um debate sobre quem poderá ter acesso a esses remédios de graça no sistema de saúde, sendo liberadas apenas para obesidade grave, com IMC acima de 40.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
É uma doença multifatorial, ligada a questões genéticas, endócrinas hormonais, medicações como corticóides, além do estilo de vida que impacta diretamente na variação de peso. Ela traz também diabetes, hipertensão, doenças articulares e diferentes tipos de câncer.
Uma das canetas mais famosas são as de semaglutida, que viraram febre no mercado e chegaram a ficar em falta nas farmácias devido ao uso indevido e ao aumento da obesidade. A semaglutida é muito parecida com hormônios do próprio corpo que diminui o apetite, fazendo com que haja menor consumo de alimento. Vale destacar que caso a pessoa pare de tomar o remédio, existe uma chance de voltar ao peso anterior.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Quaresma: tempo de oração, penitência e jejum
> Sem Spoiler: as estreias de filmes e séries do final de semana
> Conheça a policial militar do ES que também é cantora
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui